Preview Cookie

 



Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba

O Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (Fortec), sancionado por meio do Decreto de Lei Nº 5.551-R, tem o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) como operador.

Criado a partir da fusão de três fundos emergenciais anteriores, o Fortec busca oferecer condições vantajosas às empresas capixabas para estimular seu crescimento. A junção de recursos do Fundo de Proteção ao Emprego (FPE), Fundo Reconstrução-ES e do Fundo de Apoio Rural (FAR) possibilitou a criação do novo fundo. Criados em situações anteriores com caráter emergencial, a proposta desses fundos era auxiliar as empresas durante os momentos de crise: seja durante a pandemia da Covid-19 ou no socorro aos prejuízos causados por contratempos climáticos.

O grande diferencial do Fortec é a equalização dos juros aos clientes, que representará uma espécie de desconto para os empreendedores que tomarem crédito para investimento com o Bandes.

Parte dos juros que antes seria paga pelo cliente será coberta pelo Fortec, possibilitando que os empresários capixabas acessem os financiamentos pagando uma taxa de juros menor. Com isso, as condições se tornam mais adequadas para estimular o investimento de longo prazo com ganhos de produtividade, implantação de soluções inovadoras, de novas linhas de produção e, consequentemente, gerar renda, empregos e o crescimento econômico para o Estado.

O fundo oferece suporte para empresas que buscam investir em seus negócios, expandir operações, adotar tecnologias inovadoras ou diversificar seus produtos e serviços. Essa frente de investimentos visa impulsionar o crescimento das pequenas, médias e grandes empresas do Espírito Santo.

Parte dos recursos do Fortec foram disponibilizados para o atendimento emergencial dos municípios atingidos pelas chuvas de março de 2024.