Sobre o Bandes

Gestão Estratégica

Negócio: prover soluções financeiras para o investimento produtivo, gerenciar fundos e prestar serviços para Estado e municípios.

Missão: promover o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo.

Visão: ser reconhecido pela sociedade como ator estratégico no processo de desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, até 2023.

Valores: desenvolvimento sustentável, foco no resultado, ética, transparência, austeridade, cooperação, inovação, empreendedorismo, compromisso com a sociedade capixaba.

DIRETORIA EXECUTIVA

Maurício Cézar Duque
Diretor-presidente

Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui mestrado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Além de atuar como professor universitário, ocupou diversos cargos ligados à administração pública, como a Presidência do Conselho de Administração do Banco do Estado do Espírito Santo - BANESTES (janeiro/2011 a dezembro/2014), a Diretoria Financeira da Companhia Docas do Espírito Santo –CODESA (junho/2003 a dezembro/2004), e a Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Vitória (janeiro/2005 a julho/2010) e do Governo do Espírito Santo (janeiro/2011 a dezembro/2014).

Iranilson Casado Pontes 
Diretor de Administração e Finanças

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Vila Velha (UVV), possui especializações nas áreas de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas. Ocupou as secretarias de Administração, Serviços Urbanos, e Controle Interno de Vila Velha. No município da Serra, foi Secretário Municipal de Saúde e Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores. Também foi diretor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). No Ministério do Trabalho, ocupou a Coordenadoria Geral de Parcerias Empresariais da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego. 

Luiz Fernando Castro de Mello Leitão
Diretor de Negócios

Graduado em Administração pela Faculdade Cândido Mendes, possui especializações nas áreas de Marketing e Gestão Estratégica. Além de atuar na carreira acadêmica como docente universitário, ocupou diversos cargos em áreas do setor público do Espírito Santo. Exerceu os cargos de gerente de Marketing no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/ES), assessor de Marketing na TecVitória, diretor executivo da Câmara Americana de Comércio (Amcham/ES), diretor Financeiro da Associação Capixaba de Marketing, conselheiro do Conselho Regional de Administração (CRA/ES) e chairman do Comitê de Marketing da Amcham/ES.

Maria Emília Vieira da Silva
Diretora Operacional

Possui formação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Colaboradora do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) desde 2003. Já atuou como gerente de Análise de Crédito e gerente Comercial e Relacionamento no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Plano Estratégico 2019-2023

O plano estratégico do Bandes define de forma clara e objetiva o caminho para cumprir seu papel perante a comunidade empresarial e a sociedade do Espírito Santo.

Os grandes desafios desse plano são:

  • Estruturar, ampliar e participar de programas de fomento ofertando soluções financeiras;

  • Financiar e estruturar soluções financeiras para aumento da competitividade da indústria;

  • Estruturar e ampliar a prestação de serviços para o Estado e os municípios;

  • Estruturar novos instrumentos financeiros, ampliando a participação no mercado de capitais;

  • Financiar investimentos a municípios.

Esse plano está composto por um Mapa Estratégico e um Painel de Indicadores de Desempenho, em que os objetivos estratégicos, indicadores de desempenho e projetos estruturantes são insumos para o seu gerenciamento.