Notícias

Podcast - Momento do desenvolvimento

Momento do desenvolvimento

Este é o podcast do Bandes disponibilizado por meio de arquivo ou streaming (transmissão por meio da internet) para aproximar os assuntos tratados pelo banco com a sociedade. O podcast funciona como um programa de rádio sobre um determinado assunto, mas a principal diferença está no fato de ser um conteúdo específico, direcionado, sobre temas de interesse de quem quer saber mais sobre os mecanismos disponibilizados pelo Bandes para promover a política de desenvolvimento do Espírito Santo.

Episódio #01
As empresas da cadeia produtiva do Turismo impactadas pelo novo Coronavírus terão mais recursos disponíveis. Os empresários poderão contratar financiamentos do Fundo Geral do Turismo, o Fungetur, para capital de giro com a garantia do Fundo de Aval Bandes.



Episódio #02
A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, aprovou a proposta do Bandes para a captação de US$ 30 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Episódio #03
A promoção do desenvolvimento que alia crescimento econômico à sustentabilidade ambiental e social é um dos papeis do Bandes. É o caso dos municípios capixabas pertencentes à bacia do Rio Doce, que sofreu forte impacto devido ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Uma das ações de reparação e de compensação para essas perdas foi a criação do Desenvolve Rio Doce, um fundo de incentivo à economia local em uma parceria entre a Fundação Renova, o Bandes e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.



Episódio #04
Estamos vivendo um momento atípico em nossa sociedade. Temos certeza que vamos passar por esse período, mas antes precisamos cumprir todos os cuidados necessários. Desde o início do distanciamento social, o Bandes adequou processos e instituiu um protocolo de segurança para prevenção ao novo Coronavírus. Neste período, direcionamos nosso atendimento para os canais online, mas mantendo a dedicação da nossa equipe para levar crédito aos negócios em todo o Espírito Santo.



Episódio #05
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) busca constantemente alternativas de captação de recursos, também chamado de funding, para reforçar a sua capacidade em dar suporte aos projetos de financiamento e para fomentar o desenvolvimento no Espírito Santo. Confira a importância de buscar novas fontes de recurso com o gerente de planejamento Sávio Caçador.



Episódio #06
A capacidade de inovar aplicada nos negócios exige que empreendedores saiam da sua zona de conforto, aproveitem as oportunidades e criem novas tendências e soluções que sejam capazes de tornar seus planos de negócios mais promissores. No Espírito Santo, o ecossistema de inovação tem uma alternativa, coordenada pelo Bandes, para que essas empresas possam encontrar quem queira investir. Atuando como um “facilitador”, o banco trouxe para o Estado alguns dos principais Fundos de Investimento em Participações (FIPs) do Brasil.



Episódio #07
Em tempos de crise econômica, social e ambiental os bancos públicos respondem mais rápido. São instituições como o Bandes que estão mais próximas aos empresários na ajuda e na disponibilidade de recursos, dando suporte aos negócios de diferentes portes e segmentos. O diretor de Negócios do Bandes, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, conversa sobre a importância do banco de desenvolvimento para a economia do estado.



Episódio #08
A inovação vai se moldar a diferentes propósitos e a contextos que vão variar de acordo com o segmento da empresa, o mercado em que está inserida e os objetivos de cada negócio. Com um mercado em constante mudança, as empresas se veem cada vez mais atentas às novas tendências, para que não se tornem ultrapassadas ou deixem passar públicos e produtos em potencial. Confira o bate papo com a coordenadora de Inovação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Lorena Gladys.