Preview Cookie

 



Assumimos o Bandes em meio a uma crise econômica e política nacional, que teve repercussões negativas no Espírito Santo, agravada pela crise hídrica que afetou severamente nossa agricultura. Apesar disso, buscamos novas estratégias para reestruturar o banco e promover o desenvolvimento do estado.

Vale ressaltar que, como todos os bancos, o Bandes opera sob uma governança corporativa altamente regulamentada, visando garantir transparência e segurança em suas operações. Sua orientação estratégica é guiada pelo Governo do Estado, através do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva.

Além disso, nosso foco é o desenvolvimento econômico sustentável, que orienta nossas atividades de financiamento de investimentos no Espírito Santo.

Esses princípios e compromissos são consolidados em um plano estratégico, elaborado e acompanhado com modernas ferramentas de gestão, como o BSC – Balanced Scorecard e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão.

Essas ferramentas permitem que a Diretoria Executiva se comprometa com a modernização do Bandes e busque o reconhecimento da sociedade pela excelência de sua gestão.

DIRETORIA EXECUTIVA

Marcelo Barbosa Saintive
Diretor-presidente

Economista, formado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Mestre em Ciências Econômicas na mesma instituição. Exerceu a função de secretário-adjunto da Secretaria de Acompanhamento Econômico (2000-2006) e de Secretário de Acompanhamento Econômico (2009-2007) do Ministério da Fazenda. Foi subsecretário de Finanças do Estado do Rio de Janeiro (2007-2011), diretor-geral da Estruturadora Brasileira de Projetos (2011-2014), Secretario do Tesouro Nacional (2015), atuou como Conselheiro Fiscal na Vale (2015-2016) e presidente do Conselho de Administração do IRB Brasil (2016). Esteve à frente, como diretor-executivo (2017-2021), do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies).

Marcos Kneip Navarro
Diretor de Negócios

Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo em 2020. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.

Gabriela Vichi de Almeida
Diretora Operacional

Formada em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), possui mestrado em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência como gestora de Ambiente de Negócios do Observatório da Indústria/Findes (2017-23). Atuou como analista econômica na Fiesp (2011-2013) e analista de projetos no Sebrae/ES (2013-2015). Possui experiência na iniciativa privada em gestão de projetos e contratos e em análises e estudos de desenvolvimento econômico, com foco no desenvolvimento regional e na economia do Espírito Santo.

Sávio Bertochi Caçador
Diretor de Administração e Finanças

Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Economia pela UFES. Atualmente é doutorando em Economia também na UFES. Concursado no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) desde 2010, já atuou como economista, coordenador do Núcleo de Análise de Perfil de Clientes e gerente de Planejamento e Processos.