Preview Cookie

 



Em Barcelona, Bandes fortalece atuação do Programa ES Inteligente

No Smart City Expo World Congress, o banco buscou ampliar visão estratégica e adaptar boas práticas internacionais à realidade capixaba
12/11/2025 15:00
Compartilhe Imprimir print

searchA edição recebeu o tema “The Time for Cities”

Estar em contato com práticas e soluções de outros países permite enxergar novos caminhos e modelos de gestão urbana que talvez ainda não tenham sido testados no Brasil. Nesse sentido, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), esteve no maior evento mundial dedicado à inovação urbana, à sustentabilidade e às cidades inteligentes, Smart City Expo World Congress (SCEWC), em Barcelona. O encontro reuniu especialistas, empresas, governos e instituições de mais de 130 países.

Com foco no debate e apresentação das soluções que estão transformando o ambiente urbano em todo o mundo, desta terça-feira (04) a quinta-feira (06), os fóruns técnicos, debates e estandes de referência trouxeram as principais tendências globais em energia limpa, mobilidade, conectividade, governança digital e infraestrutura urbana.

A edição, que recebeu o tema “The Time for Cities” (Tempo para as Cidades, em inglês), destacou o papel das cidades como agentes protagonistas de mudança, com foco na inteligência artificial e no uso de dados como catalisadores para uma urbanização mais sustentável e eficiente.

Representado pelo diretor de Negócios, Marcos Kneip e o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto, o objetivo do banco era ampliar a visão estratégica e trazer referências que possam ser adaptadas à realidade do Espírito Santo para aprimorar o Programa ES Inteligente.

Para o diretor de Negócios, Marcos Kneip o evento reforçou que a modelagem do programa capixaba está alinhada às melhores práticas globais. “As soluções apresentadas em cidades como Roma, Madrid, Barcelona e Tóquio evidenciam o uso de tecnologias voltadas à segurança, sustentabilidade e mobilidade, com câmeras inteligentes, ciclovias, geração de energia renovável e áreas verdes. Essa troca de experiências reforça nossa busca por cidades mais humanas, verdes e digitais”, destacou.

Entre as oportunidades identificadas, coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto ressaltou que a participação possibilitou a ampliação do relacionamento com cidades e fornecedores internacionais, o que deve impulsionar o desenvolvimento do ES Inteligente.

“Estabelecemos contato com diversas empresas e organizações nacionais e internacionais que oferecem soluções em energias renováveis, conectividade e segurança pública, áreas prioritárias para o avanço da agenda de cidades inteligentes no Espírito Santo. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer e dialogar com palestrantes do congresso, como Marcelo Facchina, painelista e especialista em inovação urbana, que se colocou à disposição para futuras parcerias com o Bandes e com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF)”, afirmou Vilker.

“Saímos de Barcelona com novas ideias, contatos e caminhos concretos para tornar as cidades capixabas mais inteligentes e sustentáveis”, complementou o coordenador.

Mas, apesar das boas expectativas para o futuro, Marcos alerta que a digitalização ainda é um desafio a ser superado. “A digitalização permite o surgimento e a atração de talentos, impulsiona a inovação em produtos e serviços, reduz custos e tempo, e simplifica e agiliza processos, trazendo benefícios tanto para a administração pública, quanto para a população, que é o nosso maior foco”, apontou.

Além disso, ele acrescenta, ainda, que é preciso que o gestor compreenda a necessidade de integração entre o crescimento econômico e compromissos climáticos, trazendo, por consequência, mais qualidade de vida para a população.

“O gestor precisa compreender que, sem políticas claras e objetivas com relação ao desenvolvimento sustentável e inovador, dificilmente um município conseguirá ser competitivo na atração de talentos, empresas e de estabelecer padrões mínimos de qualidade de vida para população”, ressaltou.

Saiba mais:
https://www.smartcityexpo.com/

Texto: Mavi Sant’Anna

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / comunica@bandes.com.br