Preview Cookie

 



Momento do desenvolvimento

Este é o podcast do Bandes disponibilizado por meio de arquivo ou streaming (transmissão por meio da internet) para aproximar os assuntos tratados pelo banco com a sociedade. O podcast funciona como um programa de rádio sobre um determinado assunto, mas a principal diferença está no fato de ser um conteúdo específico, direcionado, sobre temas de interesse de quem quer saber mais sobre os mecanismos disponibilizados pelo Bandes para promover a política de desenvolvimento do Espírito Santo.

Episódio #23
Com os números crescentes de contaminação de COVID-19 no Estado, é preciso reforçar os cuidados. A nova variante, Ômicron, se propaga muito rapidamente, e por isso, atenção redobrada, hein! Desde o início do distanciamento social, o Bandes adequou processos e instituiu um protocolo de segurança para a prevenção ao Coronavírus. E agora, mais do que nunca, com essa nova variante, o cuidado continua nas dependências do banco, para evitar novos contágios.



Episódio #22
Proporcionar alternativas para que o empresariado possa retomar investimentos e o fomento ao ambiente de negócios capixaba, por meio do acesso ao crédito, é um dos principais objetivos do Bandes neste momento. Para exercer este importante papel, o banco se preparou e ampliou sua capacidade de oferta de recursos, com a captação de 30 milhões de dólares junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a linha Bandes Retomada. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pelo Bandes como forma de reforçar a sua capacidade de dar suporte financeiro às empresas do Estado. O diretor-presidente do banco, Munir Abud de Oliveira conta os detalhes sobre a linha, suas vantagens, e como pode contribuir com o desenvolvimento da economia capixaba.



Episódio #21
A necessidade de acelerar o investimento em infraestrutura, como pavimentação e construção de estradas, melhoria na iluminação pública e saneamento, e de aumento da arrecadação municipal vem contribuindo para que os municípios capixabas busquem alternativas para o desenvolvimento. O Bandes tem uma solução de crédito para que os municípios possam financiar obras públicas e melhorias no atendimento por meio do Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades).



Episódio #20
Neste momento desafiador para a sociedade e para a economia, o Governo do Espírito Santo e o Bandes adotaram medidas com efeitos imediatos para atenuar as perdas do empresariado capixaba. O Fundo de Proteção ao Emprego é um crédito disponibilizado pelo Bandes para atender às empresas que precisam de um suporte financeiro para ultrapassar este momento de crise econômica e sanitária no qual vivemos. A linha emergencial tem menos burocracia para facilitar o acesso ao recurso.



Episódio #19
O Bandes tem exercido papel relevante no processo de desenvolvimento do Estado, contribuindo para a formulação e execução de políticas de fomento dos setores produtivos capixabas. A criação de um ambiente de investimento no interior é uma prioridade do banco, respeitando as potencialidades locais e dando condições para que empresas de fora da Grande Vitória tenham crescimento econômico. Assim, o Bandes contribui para a geração de emprego e de renda nos municípios do interior do Espírito Santo.



Episódio #18
A indústria agroalimentar é uma das mais importantes no Espírito Santo, uma vez que apresenta papel expressivo na geração de empregos e na agregação de valor às atividades agropecuárias e extrativas. O segmento é um dos priorizados pelo Bandes em sua política de atuação comercial. A indústria agroalimentar é fundamental para a estratégia de crescimento econômico capixaba.



Episódio #17
Com a oferta de capital de giro para micro e pequenos negócios, o Fundo Desenvolve Rio Doce é uma boa solução de crédito para empresários de Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Marilândia e do distrito de Barra do Riacho, em Aracruz. O Bandes tem um canal direto no site para que os micro e pequenos empreendimentos dos municípios possam formular o seu projeto de financiamento. Dessa forma, o empresário pode ter acesso a capital de giro para manter o seu negócio funcionando. O gerente de Négocios do Bandes, João Henrique Perin, que atende os interessados explica como funcionam as linhas de crédito e como o Bandes pode orientar na contratação deste recurso.



Episódio #16
Uma importante alternativa para viabilizar projetos de infraestrutura e serviços, as concessões e parcerias público privadas, conhecidas como PPP, têm contribuído para aumentar as entregas para a população, com maior produtividade e competitividade das entregas. No Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio de uma ação estruturada entre o Bandes e a Secretaria da Fazenda, desenvolveu o Programa de Concessões e Parcerias do Estado, o Parcerias ES. A economista e consultora técnica do Bandes Ivone Pontes explica como funciona o programa e sua divulgação.



Episódio #15
Saber gerenciar o financeiro é um fator chave para o sucesso da empresa. Afinal, são várias armadilhas que a má condução dos negócios pode trazer. Pra começo de conversa, as finanças pessoais misturadas às contas da empresa, a falta de indicadores e de capital: esses são apenas alguns dos problemas enfrentados no momento de organizar as finanças da empresa. Mas corrigir essa trajetória tem jeito. Quem pode ajudar a minimizar os gastos e garantir eficiência financeira da empresa é o especialista no assunto, Felipe Bragança Xavier, gerente de Controladoria do Bandes. Ele explica quais os primeiros passos para o empresário colocar a casa em ordem.



Episódio #14
Com a oferta de capital de giro para micro e pequenos negócios, o Fundo Desenvolve Rio Doce é uma boa solução de crédito para empresários de Baixo Guandu, Colatina, Linhares, Marilândia e do distrito de Barra do Riacho, em Aracruz. O Bandes tem um canal direto no site para que os micro e pequenos empreendimentos dos municípios possam formular o seu projeto de financiamento. Dessa forma, o empresário pode ter acesso a capital de giro para manter o seu negócio funcionando. O gerente de Négocios do Bandes, João Henrique Perin, que atende os interessados explica como funcionam as linhas de crédito e como o Bandes pode orientar na contratação deste recurso.



Episódio #13
O início do ano é marcado por previsões principalmente relacionadas ao mercado financeiro e a expectativa de retomada da economia. A construção de um caminho de retomada do crescimento é necessária e exige organização e planejamento. O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud, destaca como o banco de desenvolvimento é importante para o novo ciclo e como está apto para contribuir nos novos rumos do desenvolvimento do Espírito Santo.



Episódio #12
A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico. A cada negócio criado, há um aumento da produção de bens, serviços, geração de emprego e renda. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades e traz mais dinamismo para onde atua. No Espírito Santo, a atividade é potencializada pelo apoio do Bandes, que disponibiliza recursos próprios e originados do Fundo Geral do Turismo, Fungetur, que tem o banco como repassador dos recursos que vêm do Ministério do Turismo. O gerente de Negócios do Bandes, Mario Augusto Jantorno, que atua no segmento, explica como funciona a disponibilidade desses recursos para o empresário.



Episódio #11
Uma das maiores preocupações de qualquer empresa é alcançar uma alta produtividade, ou seja, otimizar o custo de tempo frente à produção. Quanto mais se produzir em menos tempo, maior a produtividade e, por conseguinte, maior o lucro. É possível dizer que uma equipe motivada é completamente responsável pela melhoria do ambiente empresarial. As pessoas se tornam capazes de executar suas funções com atenção e eficiência, colaborando e ajudando seus companheiros de trabalho. Confira as dicas para motivar sua equipe com a gerente de Recursos Humanos e Serviços Administrativos do Bandes, Daniela Cavalieri!



Episódio #10
O atendimento ao cliente é a porta de entrada de qualquer empresa. Um dos principais desafios do bom atendimento é a forma de lidar com as necessidades dos clientes. Afinal, a palavra “atender” significa dar ouvidos ou escutar alguém. Cada cliente é diferente, cada um tem uma necessidade e uma forma de compreensão. Assim, é necessário que as empresas montem a melhor estrutura para disponibilizar ao cliente as informações necessárias para criar um bom relacionamento. A coordenadora do Núcleo de Parcerias e Atendimento ao Cliente do Bandes, Julia Giacomin Cani, especialista do banco na atividade, explica como o empresário pode preparar sua empresa para esse desafio!



Episódio #09
Dia 28 de janeiro comemora-se o Dia do Comércio Exterior. Exportar é um passo importante a ser dado por toda empresa quando já tem certa maturidade. O atual momento econômico, com a desvalorização do real frente ao dólar, reduziu o poder de compra do mercado interno e abriu uma janela para o ingresso no comércio exterior, tornando os produtos made in Brazil mais atrativos lá fora. Confira mais sobre como preparar sua empresa para o mercado exterior.



Episódio #08
A inovação vai se moldar a diferentes propósitos e a contextos que vão variar de acordo com o segmento da empresa, o mercado em que está inserida e os objetivos de cada negócio. Com um mercado em constante mudança, as empresas se veem cada vez mais atentas às novas tendências, para que não se tornem ultrapassadas ou deixem passar públicos e produtos em potencial. Confira o bate papo com a coordenadora de Inovação do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Lorena Gladys.



Episódio #07
Em tempos de crise econômica, social e ambiental os bancos públicos respondem mais rápido. São instituições como o Bandes que estão mais próximas aos empresários na ajuda e na disponibilidade de recursos, dando suporte aos negócios de diferentes portes e segmentos. O diretor de Negócios do Bandes, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão, conversa sobre a importância do banco de desenvolvimento para a economia do estado.



Episódio #06
A capacidade de inovar aplicada nos negócios exige que empreendedores saiam da sua zona de conforto, aproveitem as oportunidades e criem novas tendências e soluções que sejam capazes de tornar seus planos de negócios mais promissores. No Espírito Santo, o ecossistema de inovação tem uma alternativa, coordenada pelo Bandes, para que essas empresas possam encontrar quem queira investir. Atuando como um “facilitador”, o banco trouxe para o Estado alguns dos principais Fundos de Investimento em Participações (FIPs) do Brasil.



Episódio #05
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) busca constantemente alternativas de captação de recursos, também chamado de funding, para reforçar a sua capacidade em dar suporte aos projetos de financiamento e para fomentar o desenvolvimento no Espírito Santo. Confira a importância de buscar novas fontes de recurso com o gerente de planejamento Sávio Caçador.



Episódio #04
Estamos vivendo um momento atípico em nossa sociedade. Temos certeza que vamos passar por esse período, mas antes precisamos cumprir todos os cuidados necessários. Desde o início do distanciamento social, o Bandes adequou processos e instituiu um protocolo de segurança para prevenção ao novo Coronavírus. Neste período, direcionamos nosso atendimento para os canais online, mas mantendo a dedicação da nossa equipe para levar crédito aos negócios em todo o Espírito Santo.



Episódio #03
A promoção do desenvolvimento que alia crescimento econômico à sustentabilidade ambiental e social é um dos papeis do Bandes. É o caso dos municípios capixabas pertencentes à bacia do Rio Doce, que sofreu forte impacto devido ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). Uma das ações de reparação e de compensação para essas perdas foi a criação do Desenvolve Rio Doce, um fundo de incentivo à economia local em uma parceria entre a Fundação Renova, o Bandes e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.



Episódio #02
A Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Ministério da Economia, aprovou a proposta do Bandes para a captação de US$ 30 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).



Episódio #01
As empresas da cadeia produtiva do Turismo impactadas pelo novo Coronavírus terão mais recursos disponíveis. Os empresários poderão contratar financiamentos do Fundo Geral do Turismo, o Fungetur, para capital de giro com a garantia do Fundo de Aval Bandes.