Preview Cookie

 



Treinamento em Parcerias Público-Privadas (PPPs) fortalece expertise do Bandes

Representantes do banco capixaba participam de curso para aprimorar técnicas de modelagem econômico-financeira, jurídica e técnica dos projetos em instituto vinculado à USP
01/10/2025 17:00
Compartilhe Imprimir print

searchA capacitação promovida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

Investir em conhecimento é investir no futuro do desenvolvimento. Assim, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) incentiva a participação de sua equipe técnica em um dos principais programas nacionais de formação em Parcerias Público-Privadas (PPPs) e Concessões. A capacitação promovida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), vinculada à Universidade de São Paulo (USP), é voltada para as áreas de Educação, Habitação e Infraestrutura Turística, com conclusão prevista para novembro deste ano.

Ao longo de dois meses, entre aulas presenciais e remotas, o curso “Capacitação em PPPs e Concessões com ênfase em Educação, Habitação e Infraestrutura Turística”, busca preparar profissionais do setor público para compreender e aplicar, com rigor técnico, instrumentos de modelagem econômico-financeira, técnica e jurídica em projetos de PPPs e concessões.

Além disso, a formação articula teoria e prática a partir da análise de projetos já publicados ou em operação, ampliando a capacidade dos participantes de estruturar iniciativas sustentáveis e alinhadas às demandas sociais e econômicas. Representando o banco capixaba estão o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias, Vilker Zucolotto, e os colaboradores da gerência de Participações, PPPs e Investimentos, Matheus Taveira Reis e Marianna Pestana.

Atualmente, o Bandes coordena o Programa ES Inteligente, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), impulsionando a modernização dos municípios capixabas por meio de projetos estruturados de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Paralelamente, o banco figura como instituição responsável pela futura estruturação do projeto do Novo Centro de Eventos de Carapina, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos (PPIs) do Governo do Estado. A Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) conduz o processo de contratação do Bandes, que, uma vez formalizado, permitirá ao banco elaborar os estudos de modelagem necessários à concessão.

Segundo o coordenador Vilker Zucolotto esse movimento é fundamental para que o Bandes tenha profissionais especialistas em frentes complexas e possa abrir novos caminhos no apoio a grandes projetos de infraestrutura. “A expectativa é de crescimento e aprendizado, com intensa troca de experiências com profissionais renomados na área de PPPs em âmbito nacional e internacional”, afirma.

“O aprendizado é contínuo e, neste processo, o trabalho em equipe é essencial para alcançarmos os melhores resultados. Como diz o ditado, ‘se quiser ir rápido, vá sozinho; mas se quiser ir longe, vá em equipe’”, acrescenta Zucolotto.

O assessor Matheus Reis complementa: “participar dessa capacitação representa uma oportunidade de aprofundar conhecimentos estratégicos, em módulos que vão desde a trilha de modelagem até a vivência em projetos aplicados. Nossa equipe foi selecionada para integrar o grupo de infraestrutura turística, no qual seremos desafiados a elaborar um projeto aplicado de relevância para o Estado”, disse.

O Programa ES Inteligente

O Programa ES Inteligente tem o Bandes como coordenador técnico e conta com o IPGC como parceiro para a operacionalização. O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Os pacotes de serviços do programa contribuem diretamente para promover mais segurança à população, por meio da inclusão digital com Wi-Fi público; e sustentabilidade, a partir da geração de energia limpa.

Com a adesão de 27 municípios do Estado, a modelagem de soluções integradas, abrangendo cidades inteligentes — Iluminação Pública, Usina Solar Fotovoltaica e Telecomunicações — e saneamento, focado em Resíduos Sólidos Urbanos, tem grande impacto na realidade da população capixaba, representando mais de 34% dos municípios do Estado e com população atendida que chega 1,8 milhão de habitantes, ou seja, aproximadamente 40% da população capixaba.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), criada em 1973, é uma instituição privada sem fins lucrativos que apoia o Departamento de Economia da FEA-USP e se consolidou como referência nacional em ensino, pesquisa, projetos e na produção de indicadores econômicos e financeiros.

Reconhecida pelo rigor acadêmico, a FIPE estuda fenômenos econômicos e sociais para subsidiar o debate público, a formulação de políticas econômicas e sociais e a avaliação de seus impactos, sempre com foco no crescimento sustentável do país e no fortalecimento do sistema econômico brasileiro.

Sobre o Programa ES Inteligente:
https://www.bandes.com.br/ppp

Saiba mais:
https://www.fipe.org.br/pt-br/home

Texto: Mavi Sant’Anna

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / comunica@bandes.com.br