Preview Cookie

 



Gestão de pessoas: ferramenta-chave para o desenvolvimento

Capacitação da ABDE para profissionais da área acontece nestas quinta-feira (29) e sexta-feira (1º).
29/02/2024 09:30
Compartilhe Imprimir print

Gestão de pessoas: uma ferramenta-chave para o desenvolvimento sustentável

Evento reúne profissionais das áreas de recursos humanos das instituições associadas à ABDE

Quando o assunto é sustentabilidade, o setor de Recursos Humanos (RH) tem um papel fundamental: ele é capaz de conectar as necessidades das pessoas com a prosperidade e perenidade do negócio, seja para a comunidade interna ou para a sociedade como um todo. Reconhecendo a importância do setor para a implementação de boas práticas em qualquer organização, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa do 23° Encontro de Gestores de Recursos Humanos da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), que acontece entre estas quinta-feira (29) e sexta-feira (1º), em Brasília, Distrito Federal.

A gerente de Recursos Humanos do Bandes e presidente da Comissão de Recursos Humanos da ABDE, Daniela Cristina Queiroz Cavalieri, informou que esta edição do Encontro traz pautas diretamente ligadas à agenda ESG, com foco no social. A agenda ESG (sigla de Environmental, Social and Governance) consiste em um conjunto de boas práticas que demonstrem como a organização está consciente em relação ao papel em três diferentes esferas: ambiental, social e de governança.

“Esse evento traz muita ênfase na saúde mental, psicologia no trabalho, inteligência emocional, etarismo, temas que têm a nossa preocupação", afirma Daniela Cavalieri.

"É um encontro importante não apenas por abordar assuntos pertinentes à pauta ESG, como também por discuti-los com o público responsável por gestão de pessoas, garantindo a capacitação e a atualização dos profissionais de recursos humanos. Por meio de iniciativas como esta, podemos trazer boas práticas para o Bandes para continuar fomentando o desenvolvimento no Estado”, Daniela Cavalieri, gerente de Recursos Humanos do Bandes.

Reunindo profissionais das áreas de recursos humanos das instituições associadas à ABDE, o encontro busca fomentar a troca de práticas e experiências entre os profissionais de todo o Brasil, além de uma capacitação aprofundada em temas atuais e relevantes para a atuação do setor. Entre os palestrantes, está a psicóloga capixaba Jaddh Yasmin Malta Cardoso, indicada pelo Bandes para discutir psicologia no trabalho.

Além disso, no primeiro dia do Encontro acontece também a Reunião Conjunta das Comissões de RH e Jurídica, que acontece periodicamente, de maneira remota, para discutir e compartilhar práticas entre os associados. Desta vez, a reunião traz como pauta os Programas de Desligamento Voluntário (PDV’s) e tem o Bandes como anfitrião, atuando como modelo para outras instituições de desenvolvimento.

Sobre a ABDE

Criada em 1969, a Associação Brasileira de Desenvolvimento (https://abde.org.br/) define e executa ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento, sistema composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) de todo o País. A instituição tem papel relevante na viabilização de projetos, financiamento de atividades produtivas e na execução de diversas políticas públicas ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Gostou do conteúdo? Conheça outras matérias sobre o assunto:
Campanha de arrecadação de presentes de Natal mostra que solidariedade e ESG estão conectados
Artigo: Agenda do futuro requer implementação da abordagem ESG nas empresas

Texto: Maine Pinheiro

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br