Preview Cookie

 



Retomada da produção industrial é tímida e previsão de queda do PIB é revista

Essas são algumas das conclusões do relatório de conjuntura de setembro, elaborado pelo Bandes.
26/10/2020 00:00
Compartilhe Imprimir print

searchRelatório de conjuntura referente ao mês de setembro mostra uma tímida melhora na produção do parque industrial capixaba.

Produzido mensalmente pela equipe técnica da Gerência de Planejamento e Processos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o relatório de conjuntura do banco capixaba agrupa as principais informações relativas ao mercado de crédito e aos cenários econômicos nacional e local. O documento referente ao mês de setembro mostra uma tímida melhora na produção do parque industrial capixaba nos últimos dois meses, mas ainda muito abaixo do nível nacional.

O volume de vendas de material de construção aumentou 45,2% comparando-se o acumulado em 2020 em relação ao mesmo período em 2019. O aumento nessa demanda deveu-se ao fato de as pessoas se preocuparem em tornar o confinamento mais confortável, após o período de distanciamento social exigido pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

O gerente de Planejamento e Processos do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, destaca o cenário apresentado no relatório. “Indicadores como volume de comércio e serviços vêm apresentando melhora tanto com a queda no distanciamento social quanto com os auxílios de renda que o Governo Federal disponibilizou nesse período. Destaca-se o comércio de material de construção que apresenta volume superior ao visto nos últimos cinco anos, justificado pelo maior tempo que o consumidor precisou ficar em casa e, por conta disso, identificou a oportunidade de fazer pequenas reformas para melhorar seu conforto em casa devido ao distanciamento social”, explica.

O documento ainda mostra, em termos macroeconômicos, que o Banco Central (BC) apresentou uma revisão das expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2020. O índice prevê retração de 5,03%, um índice levemente melhor do que os 6,4% negativos previstos no início da pandemia. “A mudança de expectativa é fruto da retomada da atividade produtiva, com a gradual redução das necessárias medidas de isolamento que estão sendo mais rápidas que as inicialmente esperadas”, complementa Caçador.

No setor Agropecuário foi observado um aumento geral nos preços, em 2020, de vários itens como: boi gordo (31,3%), suíno para corte (20,7%), ovo de galinha (22,7%), cafés conilon (17,7%) e arábica (18,1%). Essas variações contribuíram com o aumento de 10,3% no preço médio da cesta básica em Vitória.

Em relação à política monetária, a taxa básica de juros Selic, no patamar de 2%, tem sido um instrumento relevante na retomada da atividade por meio de crédito bancário às empresas, sobretudo àquelas afetadas pelas necessárias medidas de distanciamento social. Já para 2021, a expectativa é que a Selic aumente, uma vez que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dá sinais de elevação.

Confira o documento completo: Relatório de Conjuntura.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br