Preview Cookie

 



Fundo de Investimentos exclusivo para startups de incubadoras e parques tecnológicos chega ao Espírito Santo

O Fundo será lançado nesta quinta-feira (23), durante o Fórum de Inovação Bandes
21/11/2017 13:30
Compartilhe Imprimir print

Empresas capixabas terão mais uma fonte de recursos para se ampliar e modernizar. O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) traz, para atuar no mercado capixaba, o Primatec, um Fundo de Investimento em Participações (FIP), de R$ 100 milhões, destinado a investir em companhias inovadoras, com alto potencial de crescimento e geração de valor.

O Fundo será lançado nesta quinta-feira (23), durante o Fórum de Inovação Bandes. O Primatec investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa, em todo o território nacional. Empresas e empreendedores passam por um criterioso processo. Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, em que uma empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações.

“Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista oferecendo capital, gestão, estratégia e governança para alavancar o negócio de forma rápida e estruturada”, destaca o diretor-presidente do banco capixaba, Aroldo Natal Silva Filho.
Participação

A empresa selecionada terá o Fundo como sócio do empreendimento, fazendo o aporte de recursos em troca de participação acionária. Além do investimento, a gestora do FIP participa ativamente da gestão das empresas, dando suporte estratégico e gerencial, ajudando na seleção e formação da equipe, definindo metas e acompanhando os resultados, visando à aceleração do negócio.

“O Bandes, que atua como cotista do FIP, presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Essas soluções financeiras criativas viabilizam investimentos, em conjunto com linhas tradicionais e de programas de inovação já ofertadas pelo banco”, complementa o diretor-presidente.
Articulação em rede

Além de obter retornos relevantes do capital investido, o Primatec visa desenvolver amplamente o ambiente de inovação nacional e o empreendedorismo, privilegiando incubadoras e parques tecnológicos, historicamente responsáveis pela criação de companhias de valor. Para o perfeito funcionamento do Fundo, foi criada a Rede Primatec, incluindo uma incubadora capixaba, a TecVitória.

Além do Bandes e da TecVitória, a Rede Primatec conta com a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e alguns dos principais centros de inovação do país.

Como as empresas são selecionadas?

O processo de seleção de uma empresa tem várias etapas que avaliam profundamente o negócio. “Em geral, o processo de avaliação e aprovação dura alguns meses e depende tanto do potencial do negócio apresentado quanto do comprometimento do empreendedor com a empresa, com o processo de avaliação e com a equipe do Fundo”, explica Natal.

Serviço:
Fórum de Inovação Bandes
Quinta e sexta-feira (23 e 24/11)
Local: Bandes (Av Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória)
Horário: quinta-feira (23/11), das 14h30 às 18h. Na sexta-feira (24/11), das 9h às 17h

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Wilson Igreja
Tel.: (27) 3331-4352
comunica@bandes.com.br