Preview Cookie

 



Baixo Guandu debate oportunidades de desenvolvimento com o ES Inteligente

Na reunião, a equipe do Bandes apontou os primeiros passos do programa.
13/06/2022 09:30
Compartilhe Imprimir print

searchPrograma atua como um escritório de projetos para desenvolvimento de PPPs

O município de Baixo Guandu começa a dar os primeiros passos com o Programa ES Inteligente, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Em maio, o prefeito Lastênio Cardoso e secretários municipais estiveram reunidos com os representantes do banco capixaba, Paulo Brusqui e Vilker Zucolotto Pessin, para falar sobre o assunto.

Um dos principais benefícios que os gestores públicos buscam com investimentos em setores essenciais para a população é a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o desenvolvimento regional equilibrado que, intrinsecamente, estão conectados. Com o Programa ES Inteligente, o Bandes pretende apoiar a melhoria da infraestrutura para os municípios por meio de frentes de trabalho com parcerias público-privadas.

O ES Inteligente faz parte dos produtos e serviços ofertados pelo Bandes para as prefeituras capixabas. Com ele, a Administração Pública municipal ganha um parceiro para a estruturação e o desenvolvimento de estudos de viabilidade técnica, modelagem licitatória e de assessoria integral para projetos de concessões públicas e parcerias público-privadas (PPP) nos municípios capixabas. Ou seja, com ele a prefeitura pode ter um escritório executivo de projetos para o desenvolvimento de serviços ou de infraestrutura em benefício da população local.

O prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso, ressaltou a importância em aderir ao programa, buscando o desenvolvimento do município, principalmente, em relação à adesão de novas tecnologias presentes nos grandes centros, de modo a facilitar não só todo o processo público, mas a qualidade de vida das pessoas, assim como a geração de emprego, renda e receita fiscal.

"Os municípios precisam se preparar para o futuro de modo a promover o desenvolvimento sustentável, por meio do uso de novas tecnologias nas áreas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, tratamento de esgoto, energia fotovoltaica, iluminação pública, entre outras soluções importantes para o bom desenvolvimento de uma cidade. Com o uso de novas tecnologias mais eficientes na iluminação pública do município, teríamos uma qualidade maior na prestação do serviço para à população e uma redução considerável nos gastos, podendo aplicar esses recursos em outras áreas. Reuniões assim são de extrema relevância para debatermos quais tecnologias são mais adequadas para cada região, sempre visando à troca de informações e conhecimentos, em busca de novas soluções", ressaltou.

ES Inteligente

O Programa ES Inteligente, que tem o Bandes como coordenador em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP). Desse modo, o programa oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, a gestão e a manutenção de centros de saneamento básico.

O programa de PPPs conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC. Isso permite uma análise ideal sobre as demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e melhor uso dos recursos públicos, por exemplo, planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

“Com a implementação desse projeto, o município abre as portas para o desenvolvimento a partir da implementação de excelentes projetos que conseguem reverter orçamento público em benefícios a uma parcela maior da população. Com esta reunião no norte do Estado, a localidade se torna um exemplo regional para outros municípios no processo de contratações de altos desempenhos”, afirma o diretor de Negócios do banco capixaba, Marcos Kneip Navarro.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br