Preview Cookie

 



Bandes participa de reunião com Banco Regional do Extremo Sul

Representantes de ambas as instituições trocaram informações sobre produtos.
24/05/2022 11:30
Compartilhe Imprimir print

searchTroca de experiências entre as agências de desenvolvimento é constante

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) está alinhado às causas que acrescentam e apoiam o crescimento da economia do Espírito Santo, reunindo-se com importantes instituições estaduais e nacionais com os mesmos objetivos. Por isso, neste mês, o Bandes e o Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vêm debatendo e trocando experiências sobre o papel de ambas as entidades no crescimento de suas regiões.

A reunião mais recente, que ocorreu na última sexta-feira (20), teve como ponto de pauta a apresentação do programa de Parceria Público-Privadas (PPP) do Bandes, o ES Inteligente, desenvolvido em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC). O ES Inteligente foi apresentado para o Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, a principal instituição do desenvolvimento dos três estados da Região Sul do Brasil, sendo eles Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Ao mesmo tempo, o Bandes recebeu dos representantes da instituição sulista informações sobre o modelo de funcionamento do BRDE, envolvendo os trabalhos de convênios com cooperativas e instituições financeiras.

“O BRDE é uma instituição parceira do banco de desenvolvimento capixaba e essa troca de experiências é de suma importância para que o Bandes possa melhorar seus processos e aperfeiçoar as atividades. Os profissionais do Sul puderam conhecer nossa expertise relacionada aos projetos de desenvolvidos pelo Bandes, no âmbito do escritório de projetos para parcerias público-privadas, que oferecemos aos municípios capixabas, por meio do ES Inteligente. O benchmarking contribui para que as organizações assimilem as boas práticas em produtos, serviços e processos, aumentando a eficiência para o alcance de diferenciais competitivos”, destacou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro.

A gerente de Participações e Investimentos do Bandes, Ivone de Souza Pereira Pontes, frisou que a reunião com o BRDE serviu para que o banco capixaba entendesse mais dos trabalhos da instituição em relação aos convênios, seja com cooperativas de crédito, produção ou com empresas integradoras.

“O BRDE é uma instituição que tem muita importância para o desenvolvimento regional, visto que abrange todos os estados da Região Sul. Por isso, essa troca de informações é interessante e importante para que o Bandes entenda sobre novos projetos de desenvolvimento aqui mesmo no Espírito Santo. Além disso, entendo que a nossa apresentação sobre o nosso programa de PPP, o ES Inteligente, foi recebida com entusiasmo pelo BRDE, já que temos um programa com modelagens únicas para o crescimento dos municípios capixabas”, ressaltou Ivone de Souza Pereira.

ES Inteligente e PPPs

A Parceria Público-Privada é uma modalidade de contratação em que a administração pública concede a um ente privado, por meio de licitação, a gestão ou desenvolvimento de um serviço. Nesse modelo, presente sobretudo em projetos de infraestrutura urbana, o parceiro privado divide os riscos do contrato e terá sua remuneração vinculada ao desempenho na prestação do serviço.

O Programa ES Inteligente é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de estruturação de PPPs. Desse modo, o programa oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, a gestão e a manutenção de centros de saneamento básico.

O programa conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC, que permite uma análise ideal sobre as demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e um melhor uso dos recursos públicos, como, por exemplo, os planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br