A produção de cacau fortalece e movimenta a economia capixaba, assim como seu principal produto: o chocolate. Potencializando cada vez mais a produção, a indústria do chocolate tem buscado alternativas para melhorar os processos e a qualidade dos produtos e um bom exemplo é a capixaba Le Chocolatier, que buscou recursos no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para investir em inovação.
Fundada em 1985, a fábrica preserva o processo artesanal para produzir chocolates puros, frescos e sem conservantes. Em 2016, a empresa foi adquirida pelos irmãos Ângelo e Ricardo Piana, que assumiram a missão de expandir a marca nacionalmente. Desde então, a empresa passou por um processo de rebranding, reposicionamento no mercado, lançamento de novos produtos e modernização de suas embalagens.
Para impulsionar essa nova fase, a Le Chocolatier acessou recursos operados pelo Bandes em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O financiamento viabilizou a construção de uma nova fábrica, em Bairro de Fátima, na Serra, com foco na modernização dos processos e na ampliação da produção.
Segundo Márcio Piana, gerente de fábrica, o investimento foi essencial para acompanhar o crescimento da demanda pós-Covid. “Logo após a pandemia, entendemos que o crescimento veio muito forte. Em meados de 2022, vimos que a nossa capacidade produtiva já estava praticamente sufocada. Com isso, precisávamos fazer investimentos e melhorias de processo para aumentar a capacidade produtiva e atender à demanda, um crescimento que estávamos esperando”, conta.
Com o aumento da capacidade produtiva, a Le Chocolatier reforça seu posicionamento no mercado, acompanhando as tendências de consumo, com receitas que aliam sofisticação, saúde e qualidade, sem abrir mão da essência artesanal.
A empresa também investe na melhoria do relacionamento com os canais de revenda e projeta um futuro de expansão por meio de franquias em todo o País. “O mercado é muito grande e todo mundo quer um chocolate de boa qualidade. Queremos fazer com que, daqui a alguns anos, tenhamos mais franquias”, afirma Márcio Piana.
A Le Chocolatier segue uma tendência das fábricas de vanguarda, ao investir em melhoria de processos aliada à melhoria no atendimento aos canais de revenda, ou seja, lojas não-exclusivas. “Então, temos que agradecer. Tudo que estamos colhendo hoje foi por meio desse recurso que o Bandes proporcionou”, completa Márcio Piana.
Conheça a Le Chocolatier:
@lechocolatieroficial
Informações sobre linhas de financiamento:
bandes.com.br/credito
Texto: Vida Nogueira Flor
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br