Imprimir

Fundo de investimentos apoia duas empresas inovadoras no ES

Com os aportes, o Primatec chegou ao seu décimo investimento e nos próximos anos serão realizados mais dez.

Startups e empresas que atuam com projetos inovadores têm uma alternativa de aporte financeiro diferente do crédito tradicional disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), via Fundo de Investimento em Participações (FIP): o Primatec.

Na última semana, foram realizados os investimentos nas empresas Target Solutions e Autaza Tecnologia. Com os aportes, o fundo chegou ao seu décimo investimento. Nos próximos anos serão realizados mais dez, completando a carteira do fundo, que contabiliza R$ 100 milhões de capital comprometido, tendo como cotistas Finep, BNDES, Bandes, BDMG e Fapemig.

Como funciona
Nesta modalidade, o Fundo identifica o potencial de crescimento das empresas e adquire um percentual de participação no investimento. Ou seja, o Fundo entra como sócio acionista dos empreendimentos selecionados pelo seu potencial de retorno. Para escolher seus investimentos, o Primatec já analisou mais de 500 negócios provenientes de incubadoras de empresas e parques tecnológicos nacionais.

Para a empresa, além dos recursos disponibilizados, o maior benefício é a participação do FIP no processo decisório da empresa investida influenciando suas decisões relacionadas ao negócio. Isso significa que o fundo tem efetiva influência na definição da política estratégica e da gestão.

Segundo Robert Binder, gestor do Fundo Primatec, as principais características identificadas nas empresas para investimento são ligadas ao potencial de crescimento no mercado. “O fundo busca negócios escaláveis, competitivos globalmente e potencializadores de uma posição de destaque tecnológico do País. Com eles, nós vemos quão competitiva pode ser nossa ciência em nível mundial. O desenvolvimento desses negócios de base tecnológica gera valor agregado para a indústria nacional e atende a necessidades globais, com o desenvolvimento de tecnologias competitivas e inovadoras internacionalmente”, destaca Binder.

Sobre o Fundo Primatec
O Primatec tem capital comprometido de R$ 100 milhões e seus cotistas são Finep, BNDES, Bandes, BDMG e Fapemig. Seu foco é em empresas inovadoras dos setores de tecnologia da informação e comunicação (TIC), energia, sustentabilidade e economia criativa, sediadas nos Parques Tecnológicos e Incubadoras de empresas nacionais.

O Fundo Primatec é gerido pela Antera Gestão de Recursos, fundada em 2005, no Rio de Janeiro, pioneira em investimento early stage no Brasil. A Antera é especializada em Venture Capital e trabalha para gerar valor em empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento. O Primatec conta ainda com a Brain Ventures como consultor operacional. A Brain foi fundada no Rio de Janeiro como Gestora de Negócios e atua em ambientes de inovação, aproximando empreendedores e capital de risco para a geração de negócios perenes e de valor.

FIPs e o Espírito Santo
O Bandes atua como cotista de FIPs presta orientações no processo de prospecção de empresas e empreendedores, além de fazer a aproximação entre os fundos e o mercado capixaba. Essas soluções financeiras criativas viabilizam investimentos, em conjunto com linhas tradicionais e de programas de inovação já ofertadas pelo banco.

A atuação em solo capixaba se dá por meio de parceria com o Bandes. O Primatec investe em empresas incubadas ou graduadas em incubadoras e parques tecnológicos. O Fundo investe prioritariamente nos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), Energia, Sustentabilidade e Economia Criativa, em todo o território nacional.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel.: (27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
Tel.: (27) 3331-4424
Texto de Beatriz Moreira
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline




Fonte: https://www.bandes.com.br/Site/Noticias/Print?id=860