Processo de diversificação da economia estadual é missão do Bandes

Ações do banco tem papel de estimular o surgimento de uma rede ampla e diversificada de novos negócios
11/09/2019 09:00
Compartilhe Imprimir print

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), como instituição importante da política de desenvolvimento do Governo, vem implementando mecanismos que contribuam no processo de promoção de investimentos estratégicos para o ambiente de negócios capixaba. O banco promove a diversificação econômica por meio da introdução de segmentos econômicos de maior densidade tecnológica, valor agregado à produção das principais cadeias produtivas capixabas já existentes e a atração de novos negócios que sejam alocados no Espírito Santo.

À frente da diretoria, o diretor-presidente Maurício Cézar Duque destaca que uma das ações é atualizar os produtos e serviços oferecidos pela instituição financeira aos empresários capixabas. “Trabalhamos para fazer crédito de qualidade, ampliando o acesso às linhas para negócios prioritários, que impulsionem outros negócios na região em que se instalam, com maior valor agregado de produção e que impactem a promoção de emprego e renda”, explica.

Entre as iniciativas para alcançar esse objetivo, está a aproximação com entidades representativas de segmentos econômicos, como o setor industrial e o lançamento do Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades) e do Programa de Concessões e Parcerias do Espírito Santo (Parcerias ES), ambos com o propósito de acelerar o investimento em infraestrutura, contribuindo para a gestão pública e todo o ambiente de negócios capixaba.

searchDiversificação da economia é missão

“Está claro que precisamos diversificar a carteira. O equilíbrio é reduzir o percentual de participação dos setores mais representativos, o que não necessariamente significa reduzir pura e simplesmente as operações para esse segmento. Temos focado nossa atuação em setores que antes não tinham grande participação na carteira do Bandes: médias empresas, indústrias e setor público, por exemplo. Atuar nesses segmentos vai ampliar – e é o que esperamos – a carteira global”, enfatiza Duque.

Alternativas


Nesta estratégia, um dos focos do banco é o financiamento de pequenas e médias empresas fornecedoras de bens e serviços para as empresas âncoras, ou que venham agregar valor aos produtos destas últimas. Como, por exemplo, as de base tecnológica.

Outra fonte de recursos disponibilizada aos empresários pelo Bandes foi a estruturação de operações de participação societária ou de debêntures, com a articulação de interesses de fundos institucionais e de private equity que possam viabilizar a execução de projetos estratégicos no Espírito Santo. Desta forma, o Bandes articulou a presença de três Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) para atuar no Estado, com foco em empresas com grande potencial de crescimento.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
App disponível para Android e iOS
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline