Programa de Economia Verde incentiva boas práticas ambientais e sociais

Objetivo é incentivar, por meio do crédito produtivo, a adoção de processos que contribuam para o desenvolvimento sustentável
12/08/2019 09:00
Compartilhe Imprimir print

A Economia Verde pode ser vista como a consolidação de um modelo no qual as premissas da sustentabilidade, do ponto de vista econômico, social e ambiental caminham de forma conjunta e harmônica. No Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a instituição oferece recursos para que o setor empresarial invista na adoção destas boas práticas em projetos de negócios que resultam em vantagem competitiva e conquista de mercado.

A ideia central do Programa de Economia Verde desenvolvido pelo Bandes é incentivar por meio do crédito produtivo a adoção de processos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Os projetos de investimento apoiados por este programa podem, por exemplo, apoiar o estímulo à geração e uso de energias renováveis e alternativas, o uso eficiente dos recursos, com estímulo à reciclagem e adequação ambiental na busca pela eficiência energética.

As características preponderantes da Economia Verde são: baixo carbono, eficiência no uso de recursos naturais e inclusão social. No projeto de economia verde, propõe-se o consumo consciente, reciclagem, reutilização de bens, uso de energia limpa e valoração da biodiversidade. A Economia verde é um conceito desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente e envolve um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que, ao ser aplicado, possa gerar um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.

O Programa de Economia Verde do Bandes, desenvolvido desde 2015, apoia diversas iniciativas voltadas às boas praticas ambientais, como o financiamento para produção de energia renovável e eficiência energética, como a instalação de placas fotovoltaicas, por exemplo.

O investimento de empresários em negócios desta natureza atende a um novo perfil de consumidor que está em fase de construção. De olho neste mercado, que atende ao chamado consumidor verde, composto por pessoas mais preocupadas com o uso de recursos e o impacto da produção, o setor empresarial tem buscado o Bandes para contratação de crédito para o investimento nestas atividades.

searchO Programa apoia a produção de energia sustentável

Economia verde

O que é?
É um financiamento para incentivar o desenvolvimento da eficiência energética, das melhores práticas de controle ambiental e do uso de materiais recicláveis. A linha busca apoiar a adoção de sistemas de produção e consumo que preservem os recursos naturais, utilizem fontes de energia renováveis, mantenham a vegetação nativa, além de outros procedimentos que contribuam para a correta utilização de ativos ambientais.

O que pode ser financiado?
Investimentos em energia renovável e eficiência energética;
Apoio a empresas que utilizem subprodutos ou produtos reciclados como principal matéria-prima em seus processos produtivos;
Condicionantes ambientais aplicadas pelos órgãos competentes;
Apoio a empresas participantes da cadeia de materiais reaproveitáveis;
Investimentos no controle ambiental;
Apoio a projetos com capital de giro associado (financiando investimento fixo e capital de giro).

Quais são as principais vantagens?
Isenção de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF);
Financia implantação de negócios e até 100% do valor do investimento;
Financiamento de investimentos nos 12 meses anteriores ao protocolo da solicitação;
Financiamento de equipamentos importados;


Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline