Dia da pizza é neste dia 10: segmento faz sucesso com apoio do Bandes

Os recursos são para adequação da infraestrutura, aquisição de maquinário.
09/07/2019 09:00
Compartilhe Imprimir print

searchFelipe de Assis é proprietário da pizzaria Moda D'Pizza, em Vila Velha.

Doces, salgadas, vegetarianas ou fit, independente do sabor, as pizzas fazem o maior sucesso entre os brasileiros, que produzem um milhão de exemplares do prato por dia, segundo levantamento da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil. Portanto, o segmento se apresenta como boa alternativa de investimento para negócios de diferentes portes. No Espírito Santo, empreendedores que investem no setor contam com recursos do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) para oferecer o prato aos capixabas.

O segmento de pizzarias é um dos mais importantes do food service no Brasil - mercado de alimentação fora do lar - com crescimento médio de 6% a 8% ao ano, de acordo com a ECD Consultoria Food Service e a Associação Pizzarias Unidas do Brasil. O prato conquistou o paladar dos brasileiros e ganhou um dia em sua homenagem, comemorado em 10 de julho no Brasil.

Para se preparar para a data, pizzarias, padarias e restaurantes podem contratar junto ao Bandes linhas de crédito para adequação da infraestrutura, aquisição de maquinário e capital de giro para dar início às atividades.

Em Vila Velha, quem aproveitou as oportunidades foi o empreendedor Felipe de Assis Volpi e seu irmão. Atílio de Assis Volpi, proprietários da pizzaria Moda D’Pizza, localizada no bairro Riviera da Barra. No empreendimento, que funciona no modelo de delivery no período da noite e como fábrica durante o dia, foram aplicados recursos para aquisição de maquinário.

Para expansão, o negócio familiar também conta com a ajuda da mãe, Renilde de Assis, que revendia as pizzas para empresas da região de Santa Teresa. Hoje, a pizzaria possui revendedores fixos nos municípios de Santa Teresa, São Roque, Itarana e Vila Velha.

Felipe explica que o início das atividades da pizzaria, os empreendedores fizeram pesquisa de mercado e buscaram adequar o negócio com a demanda e o gosto do mercado. “Começamos trabalhando com pizzas pré-assadas, tendência no mercado na época. Depois começamos a oferecer também a pizza já pronta, assada, e hoje temos também uma fábrica que fornece pizzas congeladas para outros estabelecimentos”, destaca.

searchOs empreendedores buscaram adequar o negócio com a demanda e o gosto do mercado.

Opções de modelos de negócios


Outra alternativa para apostar no produto é o modelo de negócio de franquias, em que a empresa franqueadora fornece um modelo pronto de gestão do negócio, orientação contínua, sistemas e assistência em troca do pagamento periódico de taxas e/ou compras de seus franqueados.

Para investir em uma franquia, o empreendedor tem que ficar atento aos números que envolvem o investimento, além de capital de giro para dar início às atividades. No Bandes, o interessado consegue contratar estes recursos por meio de linhas de crédito adequados às necessidades de cada tipo de empreendimento com condições operacionais e prazos.

Para investir no setor é importante se atentar a pesquisa de público alvo, variedade de pizzas que se pretende oferecer e até mesmo que tipo de decoração e acabamento deve ser montado. São diversos formatos de estabelecimentos que se adéquam às necessidades, sendo os mais comuns:

À La Carte: Empreendimento que funciona em espaço físico onde o cliente escolhe a pizza a partir do cardápio disponível;

Rodízio: Ambiente que trabalha com preço fixo e oferece uma gama variada de tipos de pizza;

Fast Food: Possui um sistema de comida rápida e geralmente comercializa apenas pedaços de pizza;

Delivery: A principal característica desse tipo de negócio é trabalhar exclusivamente com a entrega de pizza a domicílio.

Informações sobre linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Bárbara Deps Bonato
(27) 3331-4352/ (27) 99774-4428
Wilson Igreja Campos
(27) 3331-4424
Texto de Beatriz Moreira
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline