Mais apoio para o setor turístico: Bandes lança o Fungetur

Linha atende empreendimentos localizados em qualquer município capixaba
17/04/2018 00:00
Compartilhe Imprimir print

Empreendedores capixabas do setor turístico terão mais uma alternativa de financiamento, especialmente para bares, restaurantes e empresas do ramo de hospedagem. Isso porque o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) foi credenciado para repassar recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério de Turismo.

O Bandes já é parceiro de longa data do empreendedor no desenvolvimento da atividade turística no Estado. “Tradicionalmente, o Bandes apoia as particularidades econômicas de cada região com crédito estruturado e orientado para que tenhamos um arranjo econômico local forte, que promova a geração de emprego e de renda, que crie possibilidades de surgimento de novos negócios. O Espírito Santo, com montanhas e um litoral belíssimo, pode incrementar essa vocação, com uma rede turística moderna e competitiva”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba, Everaldo Colodetti.

Agora com condições competitivas de prazos e juros, o Fungetur se configura como mais uma alternativa para ampliar as possibilidades de fomento do turismo como negócio, criando estratégias para o desenvolvimento social e econômico – geração de emprego e renda, além da inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos capixabas.

Com taxas de juros a partir de 5% ao ano, acrescidos do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e prazos de amortização que podem chegar até 120 meses, as linhas do Fungetur apoiam investimentos fixos e a compra de máquinas e equipamentos que incrementem os negócios do segmento.

Financiamentos

Com as linhas do Bandes, são apoiados investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial de empreendimentos ligados ao setor turístico.

Podem buscar financiamentos: empresas de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, centros de convenções, parques aquáticos, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, restaurantes, cafeterias, bares.

Um ponto de destaque é que a linha atende empreendimentos localizados de qualquer município capixaba. Com isso, o empreendimento não precisa estar em um município que tenha um perfil tradicional no turismo. “O objetivo desse financiamento é atuar de forma descentralizada, ampliando as opções para os empreendedores”, complementa Everaldo.

Casos de Sucesso

O empreendimento da Cecília Cunha, o Alecrim Cozinha Artesanal, é um local que já se tornou ponto turístico na região de Pedra Azul, pela vista e pela gastronomia de qualidade. O restaurante é fruto de um desejo da família em buscar um lugar mais tranquilo para morar e investir diretamente na produção das massas que Cecília transferiu de Vitória para o “pequeno paraíso”.

“Produzia massas e comecei a fazer pequenos eventos em Vitória, quando surgiu a oportunidade de adquirir um restaurante antigo que ficava no local. Reformamos e abrimos o Alecrim. A família se mudou toda para cá e pudemos ficar mais próximos de nossos parentes, que já moravam na região”, explica.

A procura pelo restaurante cresce ano após ano e com a demanda maior, a empreendedora reinvestiu no local e construiu um charmoso gazebo. Para esse investimento, Cecília procurou o Bandes. “O novo espaço possibilitará que os clientes possam ter conforto e um pré-atendimento”, enfatiza. O restaurante tem uma média de 600 pessoas por fim de semana. São clientes da região, da Grande Vitória e de outras cidades do Sudeste.

Condições operacionais
Investimento Fixo
O Fundo possibilita financiamentos de obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos.
Juros a partir de 6% ao ano
Carência: até 5 anos
Amortização: até 20 anos
Prazo total: até 20 anos

Máquinas e Equipamentos
O Fundo possibilita financiamentos de máquinas e equipamentos destinados a empreendimentos turísticos.
Juros a partir de 5% ao ano
Carência: até 1 ano
Amortização: até 5 anos
Prazo total: até 5 anos

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Bárbara Deps Bonato
Tel.: (27) 3331-4352
comunica@bandes.com.br
Texto de Eduarda Goldstein