Bandes Viva Bem: quando qualidade de vida e produtividade no trabalho andam lado a lado

Em sua décima edição, o Bandes Viva Bem já faz parte do dia a dia do banco e de fato provocou mudanças nos hábitos dos colaboradores
Compartilhe Imprimir print

searchBandes Viva Bem: colaboradores na 10 Milhas Garoto
searchDaniela Cristina Queiroz Cavalieri

Começar uma dieta, fazer exercícios físicos, passar momentos agradáveis com a família e relaxar são típicas promessas de ano novo, mas que são esquecidas ao longo do ano e não chegam a virar realidade. Para dar um “empurrãozinho” nos seus colaboradores, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem uma série de ações para incentivar a adoção de boas práticas de saúde e qualidade de vida: o Bandes Viva Bem.

O projeto engloba ações de integração, ginástica laboral, orientação psicológica e nutricional, entre outras. A programação é elaborada para garantir o bem-estar dos colaboradores.

Em sua décima edição, o Bandes Viva Bem já faz parte do dia a dia do banco e de fato provocou mudanças nos hábitos dos colaboradores. “Os colaboradores se sentem estimulados com as ações que promovemos, houve redução do sedentarismo a partir do incentivo à atividade física promovido pelo programa”, explica a gerente de RH e serviços administrativos do banco, Daniela Cristina Queiroz Cavalieri.

Mudança “do bem”

Schleiden Pinheiro Nascimento, que trabalha na Gerência de Riscos e Controles Internos, foi um dos contaminados pela mudança “do bem”. Ele descobriu que tinha pressão arterial alta durante os exames periódicos do Bandes Viva Bem 2007 e resolveu se cuidar: Além de tomar a medicação adequada e fazer um acompanhamento com seu cardiologista, ele começou a nadar e procura manter uma alimentação balanceada.

“Eu nadava cerca de 200 metros por dia. Hoje nado duas vezes por semana, e venho alternando com academia ou corrida. Sinto que posso subir 13 andares sem perder o fôlego, e tenho pique para fazer coisas que eu não conseguiria fazer antes da mesma forma como brincar com meu filho”, explica o técnico bancário.

Depois que resolveu cuidar melhor da saúde, Schleiden dorme melhor, respira melhor e garante que sente que até a sua postura está mais adequada no trabalho. “Minha respiração está mais ritmada e sinto que fico mais centrado durante uma reunião, por exemplo. A concentração pra nadar acaba se relacionando com a concentração pra trabalhar”.

“Qualidade de vida envolve fatores relacionados com a saúde como o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, mas também envolve elementos como a família, amigos, motivação. Por isso, elaboramos uma série de atividades que melhorem o ambiente de trabalho e que façam o colaborador se sentir mais valorizado e mais disposto”, acrescenta Daniela.
Programação

As ações previstas para este ano vão desde a realização dos exames periódicos obrigatórios até palestras, vacinação contra a gripe, ginástica laboral e eventos de valorização e de integração dos colaboradores. Estão previstas as seguintes ações:

- Exames laboratoriais, oftalmológicos e clínicos
- Vacinação de combate à gripe
- Acompanhamento psicológico
- Orientação de nutricionista
- Ginástica laboral
- Momento de integração e eventos de valorização dos colaboradores
- Semana de conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho
- Incentivo a atividade física

Informações sobre consultores e linhas de financiamento: Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Bárbara Deps Bonato
Tel.: (27) 3331-4352
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline

searchBandes Viva Bem: ação de massagem