Preview Cookie

 



Evento em Brasília, organizado pelo BID e pela ABDE, reúne instituições financeiras de desenvolvimento

Brasília
04/06/2013 00:30
Compartilhe Imprimir print

Importância dos agentes do Programa Nossocrédito é apresentada em evento em Brasília

Para explicar a importância da capacitação e treinamento dos agentes de crédito no processo de orientação dos tomadores de financiamento produtivo orientado, o diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, irá, nesta quarta-feira (05), à Brasília para participar do seminário “O papel das instituições financeiras de desenvolvimento no desenvolvimento regional e o fomento ao investimento privado de longo prazo”.

searchguerino

O evento, uma parceria da ADBE e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será nesta quarta (05) e quinta-feira (06) na sede do Bancoob, a fim de discutir com agentes governamentais alternativas que permitam melhorar as condições de acesso e financiamento de longo prazo para o setor produtivo privado.

Segundo Guerino, os agentes de crédito são a base do Programa Nossocrédito. “São eles quem conhecem a realidade dos municípios onde atuam, os agentes, quando bem orientados, podem ser indutores do desenvolvimento no município”, explica. “O Nossocrédito é um programa muito importante para os empreendedores capixabas que buscam o crédito produtivo”, afirma.

Empreendedorismo local


Com o Nossocrédito os municípios participam de forma ativa no esforço de fortalecimento ao empreendedorismo local através do crédito e capacitações. Além disso, os municípios contam com um programa estruturado de microcrédito produtivo e orientado sem a necessidade de criar um fundo próprio.

O ano de 2012 foi o melhor da história do Programa, possibilitando a aprovação de R$ 90,8 milhões em investimentos na economia capixaba por meio de mais de 18 mil contratos. O desempenho foi 22% superior à meta definida para 2012, de 15 mil operações. Ao todo, mais de R$ 330 milhões foram investidos em 82.425 contratos ao longo dos 10 anos de atuação do Nossocrédito.

O Nossocrédito conta com recursos do Fundapsocial e funciona por meio de uma parceria entre Bandes, Banestes, Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), prefeituras e Sebrae-ES. O Programa está presente em todos os municípios do Espírito Santo, e conta com agentes capacitados e treinados pelo Bandes.

Os endereços de todas as agências do Nossocrédito estão disponíveis no site do Bandes (www.bandes.com.br). Já o Programa Creditar é voltado para comunidades caracterizadas pela exclusão financeira e bancária. Por meio das prefeituras e associações sociais ou por bancos comunitários, o programa disponibiliza até mil reais com juros abaixo dos praticados no mercado e em bancos comerciais, principalmente para os empreendedores informais. O intuito é fomentar a criação de redes locais de produção e consumo, além de apoiar iniciativas de economia solidária. O financiamento é utilizado para o investimento, voltado para atividades produtivas e não é necessário um avalista para obter o crédito.

Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação do Bandes
Bárbara Deps Bonato
Tel.: 3331-4352 | 9945-5907
barbarabonato@bandes.com.br
Leonardo Fernandes Iannone
Tel.: 3331-4322 | 9910-4444
leonardo.iannone@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline