Fundesul

Novo fundo para movimentar a economia da Região Sul
Compartilhe Imprimir print

searchAssinatura projeto de lei Fundesul

O Governo do Espírito Santo lançou um novo fundo para o desenvolvimento das microrregiões Litoral Sul, Centro Sul e Caparaó. O Fundesul, que terá R$ 50 milhões do Tesouro Estadual, vai apoiar empreendimentos privados nos 27 municípios da região Sul.

O projeto de Lei foi assinado na manhã desta segunda-feira (15) pelo governador Paulo Hartung e encaminhado para Assembleia Legislativa. “Esta é uma demanda antiga, que é levar o Bandes para a região. Esse fundo é a ferramenta que passamos a ter para trabalhar para atrair mais investimentos. Um fundo organizado com boa governança e boa estrutura é uma das formais mais modernas de atração para atividades econômicas no Sul do Estado”, destacou o governador Paulo Hartung.

O Fundesul, que terá o Bandes como gestor e operador financeiro, será um passo na direção de diminuir a desproporção sulina em relação aos municípios da região metropolitana e também em relação ao Norte do Espírito Santo, que tem o incentivo da Sudene. “O Norte já possui o benefício de estar na área da Sudene e o centro já tem uma estrutura financeira exportadora, por isso precisamos do mecanismo para incrementar a economia sulina”, afirma Aroldo Natal, diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Os recursos do fundo serão oriundos do Fundo de Desenvolvimento e Participações do Espírito Santo (Fundepar) e do Fundo de Desenvolvimento do Espírito Santo (Fundes), ambos sob a gerência do Bandes. Os municípios poderão também aportar recursos no fundo para que mais recursos sejam disponibilizados para empresas de diversos setores que atuam ou querem atuar na região.

Após a aprovação pela Assembleia competirá ao Bandes a regulamentação do fundo para que os projetos comecem a ser apoiados.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline