Preview Cookie

 



Programa Reflorestar abre credenciamento para consultores

O edital foi publicado em novembro e ficará aberto até 2025
05/12/2024 09:30
Compartilhe Imprimir print

searchO Programa Reflorestar atua no incentivo à manutenção e recuperação de áreas florestais.

Credenciamento para Programa Reflorestar está aberto a interessados
O credenciamento de consultores interessados em atuar com os Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do Programa Reflorestar está aberto de novembro deste ano até novembro de 2025. Os consultores são profissionais responsáveis por atender e monitorar os produtores rurais que recebem o benefício para preservar áreas verdes em quase todo o Espírito Santo.

O Reflorestar é uma iniciativa inovadora do Governo do Estado, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), que busca incentivar a recuperação de áreas degradadas e também a manutenção de outras áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

Os interessados no credenciamento terão 12 meses para o envio da documentação necessária. Podem se credenciar profissionais que atuem em atividades compatíveis com as do Programa. Para iniciar o processo, basta acessar o site e preencher o formulário. Os profissionais credenciados terão a atribuição de fornecer orientações, elaborar projetos técnicos de restauração florestal, acompanhamento da evolução das ações de intervenção, ações de monitoramento, entre outras.

Desde 2016, o banco capixaba atua como agente técnico e financeiro do Programa, viabilizando novos projetos para o aumento e a manutenção da cobertura florestal na Mata Atlântica. “O Bandes atua como agente operacional do Programa, importante iniciativa do Governo do Espírito Santo, voltada para a restauração do ciclo hidrológico e a conservação da cobertura florestal. A nossa participação está ancorada na visão estratégica de estímulo à agenda de sustentabilidade estadual”, ressaltou a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi.

“Entendemos que o Reflorestar busca criar um modelo de desenvolvimento sustentável que beneficie tanto o meio ambiente quanto a comunidade rural do Espírito Santo, com a combinação de preservação ambiental e incentivo econômico. Essa abordagem integrada é essencial para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover um futuro mais sustentável para a região”, complementou a diretora.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, é fundamental a manutenção e ampliação dos consultores que ajudarão os produtores rurais capixabas a conduzir seus projetos de restauração e conservação florestal, como parceiros do Reflorestar. “O foco é entregar ainda mais oportunidades e renda ao produtor rural, porém com responsabilidade e comprometimento com a nossa cobertura florestal, absorvendo tecnologias mais sustentáveis, diversificadas e em harmonia com o equilíbrio do uso do solo”, destacou o secretário.

Ao longo dos oito anos em que atuou no Programa, o banco capixaba já ajudou a firmar quase cinco mil contratos com pequenos proprietários rurais, totalizando de R$126 milhões liberados para projetos. Os impactos não passam despercebidos: houve um crescimento de, aproximadamente, 11 mil hectares em termos de aumento e preservação da cobertura florestal.

Conheça o Programa Reflorestar

O Programa Reflorestar é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, focada na recuperação ambiental e na promoção da sustentabilidade, por meio do reflorestamento de áreas degradadas. Criado para aumentar a cobertura florestal e combater os impactos da degradação ambiental, o programa busca promover a restauração ecológica de bacias hidrográficas, áreas de preservação permanente e outros locais que necessitam de regeneração da vegetação nativa.

Quem pode participar do Programa?

Proprietários de área rural e/ou facilitadores que contribuam para a promoção de serviços ambientais, titular do domínio útil ou possuidor, a qualquer título, considerando, ainda, comodatários, arrendatários, meeiros e parceiros, que possam destinar parte de suas terras à manutenção e/ou geração de serviços ambientais (dentro das áreas elegíveis).

Serviço:
Credenciamento de Consultores do Programa Reflorestar
Período: até 11/11/2025 às 18h.

Acesse o Edital
www.bandes.com.br/licitacoes

Acesse o formulário de inscrição
www.bandes.com.br/reflorestar

Saiba mais sobre o Programa Reflorestar:
www.seama.es.gov.br/programa-reflorestar

Texto: Vida Nogueira Flor

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br