Pousada em Vargem Alta investe em energia renovável com apoio do Bandes
Refúgio Richimond teve acesso aos recursos do Fungetur
27/05/2024 09:30
A pousada fica uma clareira na Mata Atlântica
Foi desta forma que a pousada Refúgio Richimond, em Vargem Alta, contou com o apoio do banco capixaba para acessar os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O empreendimento vai utilizar o crédito para implantar um sistema de geração de energia e reduzir seus custos operacionais.
Ainda neste ano, a propriedade terá 33 placas fotovoltaicas instaladas e em funcionamento. De acordo com um dos proprietários da empresa, Paulo Roberto Teixeira Carvalho, além de reduzir custos com a conta de energia elétrica, o financiamento foi importante para evitar a descapitalização e a limitação da manutenção do negócio.
Sustentabilidade na veia
Em uma clareira na Mata Atlântica, a Refúgio Richimond é cercada pela diversidade e vida das matas, com piscinas de água corrente e variadas trilhas. O proprietário reconhece a importância de cuidar do local e agir de maneira sustentável, para preservar os recursos naturais disponíveis.“A gente tem toda uma cultura de preservar, então o investimento em energia solar veio a calhar. Nós estamos dentro da Mata Atlântica, vivemos da beleza, da natureza nessa região, o que exige uma preocupação ecológica”, afirmou.
Além da beleza natural e do clima agradável, os visitantes da Grande Vitória, público principal da empresa, podem contar com spa, hidromassagem, sauna, lareira e campo de futebol, que transformam a pousada num verdadeiro refúgio.Além das atrações naturais, o espaço tem spa, hidromassagem, sauna e muito mais
Solução financeira personalizada
O gerente de Negócios do Bandes especializado no atendimento a negócios do setor turístico, Mario Augusto Jantorno, destacou benefícios do financiamento para a atividade da pousada, como o aquecimento da piscina, a climatização de quartos e a reativação da pequena produção de cervejas artesanais do empreendimento.“O investimento em usina fotovoltaica apresenta retorno imediato para o cliente, porque é comum que o valor da parcela de financiamento fique abaixo do valor pago à concessionária de energia. Além disso, a geração de energia fotovoltaica permite aos empresários voltar a investir em modernização e no conforto dos empreendimentos, sem ter impacto significativo em custo extra de energia", disse.
Conheça o Fungetur
Uma das alternativas para o financiamento de empresas interessadas em investir no turismo local é o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). O Bandes é uma das dez instituições de desenvolvimento no País que repassa os recursos do Ministério do Turismo. Com o Fundo, os negócios voltados ao segmento, especialmente bares, lanchonetes, cafés e empresas do ramo de hospedagem, podem investir com carência e prazo de pagamentos adequados ao negócio, podendo chegar, respectivamente, de 24 a 120 meses.A linha apoia investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial de empreendimentos ligados ao setor turístico. Podem buscar financiamentos empresas de hospedagem, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, centros de convenções, parques aquáticos, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, restaurantes, cafeterias, bares.
Gostou do conteúdo? Conheça outras matérias sobre o assunto:
Cervejarias capixabas têm crédito no Bandes para investir em turismo
Delicatessen se destaca como espaço moderno e atrativo em Castelo
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito
Conheça a Pousada Refúgio Richimond
Instagram: @refugiorichimond
Facebook: Pousada Refúgio Richimond
Texto: Maine Pinheiro
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br