Preview Cookie

 



ES Inteligente já conta com adesão de dez municípios do Espírito Santo

Com o programa, a Administração Estadual tem apoio para projetos de inovação estrutural.
02/08/2022 09:30
Compartilhe Imprimir print

searchEquipes técnicas do Bandes e do IPGC tem orientado às prefeituras no processo.

Lançado em 2021, o programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o ES Inteligente, realizou um marco na última terça-feira (26). Com a adesão do município de Guaçuí, o ES Inteligente alcança a marca de dez municípios do Espírito Santo. O programa do banco capixaba tem como foco apoiar os gestores públicos com a estruturação e o desenvolvimento de projetos sustentáveis, e vem se espalhando rapidamente pelas cidades capixabas.

Os municípios de Piúma, Alegre, Venda Nova do Imigrante, Mimoso do Sul, Colatina, São Gabriel da Palha, Barra de São Francisco, Domingos Martins, Afonso Cláudio e Guaçuí completam a lista das dez primeiras cidades capixabas a aderirem ao projeto de smart cities, ou seja, cidades inteligentes do Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC).

Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o programa de PPPs do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo é um produto com alternativas de crescimento otimistas e que disponibiliza aos gestores públicos diversas possibilidades para a melhoria de serviços públicos municipais e, consequentemente, o bem-estar social da região e as proximidades.

Munir Abud ressaltou ainda que a adesão dos dez primeiros municípios capixabas ao ES Inteligente demonstra a importância de o programa estar alinhado às demandas das regiões. “O programa ES Inteligente, coordenado pelo Bandes, tem o objetivo de estruturar e desenvolver projetos que implementem infraestrutura urbana, a partir de importantes projetos de cidades inteligentes e saneamento nos municípios capixabas. Pelo programa, os municípios que fizerem a adesão vão receber assessoria integral para implementar infraestrutura urbana, a partir de importantes projetos de cidades inteligentes e saneamento”, pontuou.

Com o objetivo de preparar os municípios para um futuro inovador e moderno, o ES Inteligente atua com uma base de projetos que permitem um desenvolvimento regional alinhado às perspectivas de uma indústria 4.0, conectada à inovação tecnológica. Para os projetos de eficiência energética, por exemplo, são pensadas soluções em iluminação pública e disposição de miniusinas solares que estejam em sintonia com as boas práticas ambientais, possibilitando um atendimento das necessidades energéticas municipais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, afirmou que, paulatinamente, as prefeituras do Estado vão aderir ao programa de PPPs do Bandes, dada a notoriedade em fornecer à administração pública um parceiro para o crescimento sustentável e tecnológico das regiões e, ao mesmo tempo, providenciando melhorias na qualidade de vida dos munícipes.

“Com as parcerias firmadas, os municípios, além de realizar investimentos em infraestrutura, vão também atrair novas empresas para seus respectivos territórios, permitindo a concretização de projetos de grande impacto social, com menor comprometimento do orçamento público. Em breve, outros municípios, que já estão com as tratativas adiantadas, farão suas adesões ao ES Inteligente, pois entendem a importância do programa para o desenvolvimento regional”, frisou Kneip.

O IPGC elabora os estudos de viabilidade e modelagem técnica, econômica, jurídica e ambiental, e ainda garante o assessoramento no processo da metodologia e execução no plano de PPPs e Concessões Públicas, com o propósito de auxiliar os projetos desenvolvidos pelo poder público, à luz da eficiência, desenvolvimento e do bem-estar público. Assim, a gestão pública tem o apoio de um parceiro para a estruturação de propostas que buscam trazer melhorias para a região.

Como aderir

A adesão ao ES Inteligente é feita primeiramente pelo preenchimento do termo de requerimento de participação e benefícios ES Inteligente, no site do Bandes (www.bandes.com.br/ppp), bem como pelo envio dos documentos de comprovação de identificação e da qualificação completa do município que deseja aderir ao programa. O processo virtual para envio de documentações permite agilidade e facilidade, tanto para a gestão pública municipal interessada quanto às instituições de fomento que realizarão a análise das propostas.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br