Preview Cookie

 



Empresas com foco em tecnologia têm opção de investimento com o Bandes

As empresas selecionadas receberão aporte financeiro e orientação na gestão do FIP TM3 VC4 FIP Multiestratégia.
13/05/2022 09:30
Compartilhe Imprimir print

searchO banco é pioneiro nesta modalidade de investimento no mercado capixaba.

A TM3 Capital, gestora que atua com venture capital, vem captando empresas capixabas do setor de tecnologia que apresentem soluções de hardware e/ou software para investir, com aportes que podem chegar a R$ 30 milhões para os empreendimentos selecionados. A nova opção de investimentos para empresas inovadoras e startups de base tecnológica está disponível para os empreendedores capixabas por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

Com o nome de “TM3 VC4 FIP Multiestratégia”, o produto é mais um que faz parte da carteira de Fundos de Investimentos e Participações (FIP) do banco capixaba para atuar no Espírito Santo. Atuando como um “facilitador”, o banco trouxe para o Estado alguns dos principais FIPs do Brasil. Com o novo FIP, são cinco disponíveis: Criatec3, Primatec, Seed4Science e Anjo. Por ser cotista desses fundos, o Bandes abre caminho para que empresas capixabas se candidatem, por meio de processo seletivo.

A TM3 é uma gestora de venture capital especializada em captação de empresas de tecnologia. Essa modalidade de investimentos utiliza o apoio a negócios, por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação, em um prazo pré-determinado.

O objetivo de um FIP inclui participar do processo de decisão das companhias nas quais ele investe. Os fundos de investimento em participações também têm como foco investir em empresas com grande potencial de crescimento. Dessa forma, o gestor do fundo, além do aporte financeiro, participa ativamente da gestão da companhia.

“A qualidade das startups do Estado vem melhorando, e muito, nos últimos anos. Os investidores precisam conhecer os riscos e as estratégias de investimento, mas não há razão para que a sociedade em geral não tenha a oportunidade de apoiar empreendedores e colher os frutos do seu sucesso”, destaca a gerente de Participações do Bandes, Ivone Pontes.

Funses 1

A empresa TM3 Capital também é a empresa selecionada pelo Governo do Estado, por meio do Bandes, para atuar como gestora do Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano do Espírito Santo. A empresa é a responsável por estruturar e gerir o FIP Funses 1, fundo na modalidade venture capital multiestratégia. Esse fundo é o maior da categoria no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões, com base nos recursos oriundos da exploração de petróleo.

O Funses 1 permite, a partir do investimento de receitas royalties, buscar a atração de novos negócios, com emprego e renda para a população. Com o fundo, o Estado pretende acelerar até 500 empresas em cinco anos e investir em, aproximadamente, 100 empresas, por todos os estágios da jornada de desenvolvimento, no mesmo período.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/fip
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br