Investidores

Ações

O Bandes é constituído sob a forma de Sociedade Anônima de Economia Mista de capital fechado. Ou seja, suas ações não estão sujeitas à negociação no mercado de valores mobiliários (Bolsa de Valores e Mercado de Balcão), mas são negociadas de forma privada.

Estrutura societária


O Capital Social do banco é composto por ações ordinárias (ON) e ações preferenciais de classe A (PNA) e de classe B (PNB). O Governo do Estado do Espírito Santo é o acionista controlador Bandes, com participação majoritária no capital social.



Dividendos X JSCP (Juros sobre capital próprio)


De acordo com o Estatuto Social, os acionistas têm direito de receber, em cada exercício, a importância correspondente a 25% do lucro líquido ajustado como dividendo mínimo obrigatório.

Em cada exercício social, poderá ser autorizado pela Diretoria Executiva, mediante decisão do Conselho de Administração e ad referendum da Assembléia Geral, o pagamento ou crédito aos acionistas de juros sobre o capital próprio imputados ao valor do dividendo mínimo obrigatório de cada exercício, integrando o montante dos dividendos distribuídos pelo Bandes para todos os efeitos legais.

Histórico Distribuição de JSCP e dividendos





Valor Patrimonial das Ações do BANDES


O Bandes, nos termos do art. 30 da Lei 6.404/76, esclarece que não negocia com as suas próprias ações.

Ratifica ainda que as suas ações não são negociadas na bolsa de valores, e que, não tem o conhecimento do valor de mercado decorrente da negociação entre os vendedores e os compradores desses ativos.

Nos termos da legislação societária, o Bandes apresenta o VPA – Valor Patrimonial da Ação, conforme arquivo a seguir:


Valor Patrimonial das Ações do BANDES

Valor patrimonial das ações do Bandes de 2005 a 2017