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- O Bandes envia mensagens sobre sua proposta de financiamento ou contrato via SMS para o número de telefone informado no momento da elaboração do seu cadastro. Essas mensagens não contêm links.

- Desconfie de mensagens que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar/executar programas ou clicar em links;

- Questione-se por que instituições com as quais você não tem contato estão lhe enviando mensagens, como se houvesse alguma relação prévia entre vocês (por exemplo, se você não tem conta em um determinado banco, não há porque recadastrar dados ou atualizar módulos de segurança);

- Fique atento a mensagens que apelem demasiadamente pela sua atenção e que, de alguma forma, o ameacem caso você não execute os procedimentos descritos;

- Não considere que uma mensagem é confiável com base na confiança que você deposita em seu remetente, pois ela pode ter sido enviada de contas invadidas, de perfis falsos ou pode ter sido forjada; 

- Evite acessar links recebidos por essas plataformas. A verificação da autenticidade da mensagem é mais difícil do que em um e-mail. Ainda assim, caso seja necessário, opte por buscar a página em questão digitando o endereço no navegador.

- Desconfie de arquivos anexados à mensagem mesmo que tenham sido enviados por pessoas ou instituições conhecidas (o endereço do remetente pode ter sido falsificado e o arquivo anexo pode estar infectado);

- Se for possível, habilite a autenticação em duas etapas, isso garante maior segurança;

- Caso receba mensagens suspeitas com links por SMS, Whatsapp, Telegram ou similares, entre em contato com o Bandes Atende (0800 283 4202) e comunique o fato.