Quem Somos

Palavra da Diretoria

Assumimos o Bandes em um contexto de crise na economia e na política nacional com repercussões negativas no cenário capixaba, agravada pela crise hídrica que afeta severamente a nossa agricultura. Ainda assim buscamos encontrar caminhos para reestruturar a forma de atuação do banco e colaborar para a promoção do desenvolvimento do Espírito Santo. 

Vale destacar que, como todos os bancos, o Bandes opera tendo como base uma governança corporativa extremamente regulamentada que busca assegurar transparência e segurança em suas operações. Sua orientação estratégica é dada pelo Governo do Estado, via Conselho de Administração e Diretoria Executiva.


Acrescente-se a isso que o desenvolvimento econômico sustentável é a referência para o nosso negócio, que é financiar investimentos no Espirito Santo.

A consolidação dessas premissas e compromissos está expressa em um plano estratégico, para cuja elaboração e acompanhamento utiliza-se de modernas ferramentas de gestão, como o BSC – Balanced Scorecard e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão. 

Essas ferramentas oferecem condições para que a Diretoria Executiva assuma o compromisso de modernizar o Bandes e obter o reconhecimento da sociedade pela excelência de sua gestão.

DIRETORIA EXECUTIVA

Munir Abud de Oliveira
Diretor-presidente

Formado em Direito pela Universidade Vila Velha (2009), com pós-graduação em Direito Administrativo (2020) na Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). Atualmente é mestrando em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Atuou como Procurador Geral do Município de Anchieta/ES (2013-2016) e de Conselheiro da Seccional da OAB/ES (2019) presidindo a Comissão de Direito Eleitoral e Político (2019). Exerceu a função de Diretor Geral da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), de abril de 2019 à fevereiro de 2021.

Marcos Kneip Navarro
Diretor de Negócios

Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo em 2020. Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduado em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.

Cláudio Roberto Saade
Diretor Operacional

Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, possui especializações na área de Logística, com Pós-Graduação em Análise de Sistemas, além de Mestrado em Economia Aplicada na instituição The American University nos Estados Unidos. Atuou como Diretor de Gás Canalizado e Energia na Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), analista Operacional, Comercial e de Negócios.

Sávio Bertochi Caçador
Diretor de Administração e Finanças

Formado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestrado em Economia pela UFES. Atualmente é doutorando em Economia também na UFES. Concursado no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) desde 2010, já atuou como economista, coordenador do Núcleo de Análise de Perfil de Clientes e gerente de Planejamento e Processos.