Quem somos

Palavra da Diretoria

Assumimos o Bandes em um contexto de crise na economia e na política nacional com repercussões negativas no cenário capixaba, agravada pela crise hídrica que afeta severamente a nossa agricultura. Ainda assim buscamos encontrar caminhos para reestruturar a forma de atuação do banco e colaborar para a promoção do desenvolvimento do Espírito Santo.

Vale destacar que, como todos os bancos, o Bandes opera tendo como base uma governança corporativa extremamente regulamentada que busca assegurar transparência e segurança em suas operações. Sua orientação estratégica é dada pelo Governo do Estado, via Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

Acrescente-se a isso que o desenvolvimento econômico sustentável é a referência para o nosso negócio, que é financiar investimentos no Espirito Santo.

A consolidação dessas premissas e compromissos está expressa em um plano estratégico, para cuja elaboração e acompanhamento utiliza-se de modernas ferramentas de gestão, como o BSC – Balanced Scorecard e o MEG – Modelo de Excelência da Gestão.

Essas ferramentas oferecem condições para que a Diretoria Executiva assuma o compromisso de modernizar o Bandes e obter o reconhecimento da sociedade pela excelência de sua gestão.

DIRETORIA EXECUTIVA

Aroldo Natal Silva Filho
Diretor-presidente

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Gama Filho, possui cursos nas áreas de Gestão Empresarial e Comércio Exterior. Iniciou a vida profissional na Bolsa de Valores do Estado do Rio de Janeiro, no período de 1983 a 1984. De 1985 a 1989, exerceu atividades nas Propriedades Agrícolas Fazenda Santa Clara e Fazenda Santa Terezinha, em Linhares, no interior do Espírito Santo. A partir de 1990 iniciou sua carreira no ramo empresarial como proprietário de empresas de comércio varejista e assim permaneceu até 1996. Em 1997, entrou no ramo de comércio exterior, inicialmente com a empresa Race Comércio Exterior. Em 2000, como proprietário da empresa de comércio exterior Brazil Explorer Ltda., foi responsável pela formatação da empresa, utilizando-se dos conhecimentos adquiridos anteriormente no setor. Foi Diretor do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex) e Membro do Conselho da Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio).

Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz
Diretora de Administração e Finanças

Engenheira civil com especialização Engenharia de Transportes e extensão em Desenvolvimento Gerencial. Já atuou como presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e diretora-presidente da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). Também tem experiência gerencial na administração pública, exercendo funções no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), na Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de Vitória e na Secretaria de Planejamento do Estado de Minas Gerais (Seplan-MG).

Everaldo Colodetti
Diretor de Crédito e Fomento

Formado em Administração pelas Faculdades Integradas Espírito Santenses (FAESA). Funcionário do Bandes desde 1984. Foi designado em 2003 para exercer o cargo de coordenador do Núcleo do Programa de Empreendedores do Microcrédito, área responsável pela implantação do Programa Nossocrédito. De 2005 a 2010, esteve à frente da Gerência Comercial e de Relacionamento do Bandes. Em 2010, passou a responder pela Diretoria de Crédito e Fomento até janeiro de 2013. Após este período, até fevereiro de 2015, atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra e retornou ao Bandes em março de 2015, para reassumir a Diretoria de Crédito e Fomento.