Segurança

E-mail

Atualmente o e-mail tem sido amplamente utilizado para aplicar golpes pela internet. Trata-se do canal mais comum para início de golpe.

Você sabe o que é phishing?

Phishing é uma forma de golpe que cibercriminosos usam para levar você a revelar informações pessoais, como CPF, logins, senhas, dados bancários, etc. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando você a websites falsos.

Mensagens de phishing são enviadas em nome de organizações legítimas. Entretanto, elas são falsas. Os e-mails solicitam, de forma educada, por atualizações, validação ou confirmação de informações de dados bancários, sempre dizendo que há um problema que precisa ser sanado. Ao clicar em algum link, o usuário é direcionado para um site falso, onde fornece as informações.

Como se proteger do phishing?

- Não abra anexos de e-mail que você não conhece ou não solicitou;

- Não forneça informações pessoais ou confidenciais por meio dos links enviados por e-mail;

- Verifique o endereço do site: em muitos casos, o endereço pode parecer legítimo, mas a URL apresenta erro de grafia, como a troca de letras (a letra “l” minúscula pela letra “L” maiúscula, por exemplo), ou o domínio pode ser diferente (“.com” quando deveria ser “.gov”, por exemplo).