Programas

Indústria 4.0

O Programa Indústria 4.0 é um programa de fomento articulado entre o Bandes e a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) que tem como objetivo disponibilizar soluções de crédito destinados à investimentos em modernização, melhoria na produção e investimento em inovação por meio de tecnologias emergentes de TI e automação industrial.

O conceito de Indústria 4.0 está ligado diretamente à nova revolução industrial, que facilita a visão e a execução de "fábricas inteligentes", ou seja, indústrias mais modernas, produtivas, inovadoras e que adotam tecnologia em seus processos, gestão e produção. As linhas de crédito voltadas à Indústria 4.0 atendem a uma demanda do parque industrial capixaba e apresentam condições para investimentos atrativas para o empresariado.

O Programa Indústria 4.0 pretende tornar o conceito em uma realidade para as empresas capixabas, facilitando as "fábricas inteligentes". O Bandes oferece soluções para as empresas investirem em tecnologias emergentes de TI e automação industrial, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.

Condições operacionais

Quem pode contratar?
Empresas sediadas no Estado do Espírito Santo com atestado de enquadramento emitido pela FINDES.

O que pode ser financiado?*
Investimento em infraestrutura;
Aquisição de máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos importados, inclusive despesas de importação;
Transferência, licenciamento e absorção de tecnologias;
Avaliação/certificação, treinamento e consultoria;
Despesas relacionadas à patentes e de propriedade intelectual.

Quais são as condições?
Taxa de juros: SELIC + 5% ao ano.**
Prazo total de até 60 meses.
Carência de até 24 meses.

*Crédito sujeito à análise e enquadramento
**Considerando o bônus de pontualidade mensal