Programas

Agricultura familiar

Ao lado de Santa Catarina, o Espírito Santo é o estado que detém a menor concentração fundiária no país. O perfil da estrutura agrária do Espírito Santo evidencia que a grande maioria das propriedades encontra-se na faixa de até 50 hectares.

Isso reforça a importância que o Bandes tem dado a suas ações de financiamento à produção familiar. Essa diretriz está intrinsecamente ligada ao trabalho que a instituição tem feito juntamente com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para promover a renovação de lavouras e a diversificação das atividades agrícolas, de modo que o produtor tenha uma segunda fonte de renda.

O Bandes é o principal repassador do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na modalidade investimento no Espírito Santo. Esse Programa do Governo Federal financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Ele possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais do País.

Fale com um dos nossos consultores, credenciados em sua região, para saber qual a linha de financiamento do Pronaf que melhor se adequa à sua propriedade.