Programas

Programa de Cafés Especiais

Programa de Cafés Especiais, Orgânicos e Biodinâmicos (CAFEBIO/ES), lançado em setembro de 2016, é uma ação estruturada juntamente com SEAG e Café Slopper, com intuito de fomentar e implementar a produção de café especiais, orgânicos e biodinâmicos no Espírito Santo com foco no mercado internacional.

O programa CAFEBIO/ES visa, essencialmente, estimular a produção orgânica e biodinâmica de cafés, com certificação nacional e internacional, em pequenas e médias propriedades nas regiões de montanha do Espírito Santo, bem como a conversão de lavouras tradicionais. A meta é atingir 50.000 sacas de café em grão/ano ao final do período 2017/2026.

A iniciativa deve mobilizar entre 250 a 300 produtores locais, muitos dos quais já desenvolvem processos de produção de cafés de qualidade superior. Os produtores interessados em participar do programa deverão se integrar mediante acordo ou contrato de parceria firmado com a Casa Sloper/Fazenda Camocim que será integradora de um complexo agroindustrial de produção de cafés especiais, responsabilizando-se pelas atividades de promoção, comercialização, marketing, beneficiamento, coordenação da assistência técnica, articulação com entidades certificadoras, e distribuição de insumos.

A passagem de uma produção tradicional para o manejo orgânico e biodinâmico requer planejamento, capacitação e investimento. Antes de investir na produção, deve-se buscar conhecimento do modo de manejo e dos mercados. Neste processo compete ao Bandes, analisar as propostas e financiar os produtores para o plantio ou conversão de áreas no sistema de produção orgânica e biodinâmico, que envolve métodos especiais de cultivo.