Investidores

Atendimento ao acionista

Nesta página encontram-se as principais informações sobre os processos operacionais mobiliários, como transferências de ações, atualização cadastral, consulta de posição acionária e ofícios judiciais, esclarecimento sobre dividendos e juros sobre capital próprio.

Caso a dúvida não seja esclarecida nas informações abaixo, você pode procurar a área de atendimento ao acionista na sede do Bandes (Av. Princesa Isabel, n.º 54, 3º andar, Centro Vitória-ES), ou pelo e-mail acionistas@bandes.com.br.


Perguntas e Respostas Frequentes

1) Como consultar saldo de ações e demais informações?
2)
Como posso verificar minha posição acionária pelo site?
3)
Como comprar ou vender as ações?
4)
Posso vender minhas ações para o Bandes?
5)
Onde encontrar cotações atualizadas das ações?
6)
Onde é feito e qual valor para custodiar as ações do Bandes?
7)
Como faço para atualizar meu cadastro de acionista?
8)
Como fazer para transferir as ações de empresa que tiveram o CNPJ/CGC baixado?
9)
Como fazer para legitimar e representar acionista em assembleia geral?
10)
Como proceder no caso de falecimento de acionista?
11)
Qual a periodicidade de pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio - JSCP?
12)
Como faço para receber os dividendos e os juros sobre o capital próprio - JSCP?
13)
Como obter o informe de rendimentos das ações fins de imposto de renda?
14) Onde e como o Bandes divulga as informações do setor de ações?
15)
Como contatar o setor de atendimento aos acionistas?



1) Como consultar saldo de ações e demais informações?

A solicitação por correio eletrônico (e-mail) deverá conter: nome completo, documento de identificação e CPF. O extrato será encaminhado somente para os endereços constantes no cadastro do acionista.

A solicitação presencial exigirá apresentação de documento de identificação com foto, e em se tratando de procurador, procuração específica com firma reconhecida em cartório. No caso de herdeiros, certidão de nomeação de inventariante ou alvará judicial.

O endereço postal ou eletrônico é fundamental para o intercâmbio e celeridade no recebimento de informações e crédito de dividendos/JSCP. É essencial manter dados cadastrais atualizados, principalmente endereço postal e eletrônico e conta corrente bancária.

Em atendimento a lei do sigilo bancário a remessa de correspondências, extrato de movimentação, informe de imposto de renda, etc., somente podem ser realizadas por meio de endereço postal ou eletrônico registrado na base cadastral do acionista.

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2) Como posso verificar minha posição acionária pelo site?

Esta opção não está disponível. No website do Bandes, estão disponíveis esclarecimentos e orientações para recebimento de informações sobre posição acionária apenas por meio postal ou eletrônico.

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3) Como comprar ou vender as ações?

As ações são negociadas exclusivamente de forma privada, diretamente entre vendedores e compradores, sem interveniência do Banco ou de seus colaboradores. Adicionalmente, recomenda-se a assistência de advogado com conhecimento em direito societário.

As ações não são negociadas na BM&FBOVESPA, pois o Banco é uma sociedade de economia mista de capital fechado.

Importante: O Bandes não possui representante e/ou sucursal no estado ou fora dele, autorizados a negociar suas ações, e também não recompra suas próprias ações.

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4) Posso vender minhas ações para o Bandes?

Não. A Instituição não negocia com as próprias ações.

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5) Onde encontrar cotações atualizadas das ações?

Como o Banco é uma sociedade de economia mista de capital fechado, não existe cotação oficial para suas ações. No website é divulgado apenas o Valor Patrimonial das Ações - VPA, referência para processos societários de subscrição de ações, aumento de capital, redução de capital, entre outros. Clique aqui para verificar.

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6) Onde é feito e qual valor para custodiar as ações do Bandes?

Transferências de ações, atualização cadastral, consulta de posição acionária e demais operações mobiliárias são realizados no próprio Bandes, sem cobrança de tarifas.

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7) Como faço para atualizar meu cadastro de acionista?

As alterações de dados cadastrais podem ser solicitadas diretamente na sede do Banco ou correspondência registrada (AR) destinada a área de atendimento ao acionista.

A solicitação necessariamente deverá conter requerimento informando os dados cadastrais a serem alterados, bem como a apresentação de cópias autenticadas dos referidos documentos comprobatórios:

     - Documento de identificação (RG ou CNH);
     - CPF;
     - Comprovante de residência (contas de água, luz ou telefone);
     - Documento em que constem dados bancários tais como: Nome do acionista, banco, agência e conta corrente, para depósito de dividendos/JSCP;
     - Declaração com a informação do endereço eletrônico com firma reconhecida em cartório.

Os pedidos de alteração de endereço efetuados por e-mail serão atendidos somente após o recebimento dos documentos comprobatórios.

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8) Como fazer para transferir as ações de empresa que tiveram o CNPJ/CGC baixado?

O representante legal da empresa deverá apresentar o distrato social ou assemelhado, que informará o sucessor dos ativos ou passivos da empresa após seu encerramento. De posse desse documento, e dos documentos do futuro beneficiário legal ou seu representante, deve-se comparecer a sede do Bandes para transferir as referidas ações e seus rendimentos ao novo acionista.

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9) Como fazer para legitimar e representar acionista em assembleia geral?

Na assembleia, os acionistas deverão comprovar a titularidade das ações exibindo documento de identidade válido, podendo ser representados por procurador constituído há menos de um ano, que seja acionista, administrador da companhia ou advogado, conforme determina o artigo art. 126, § 1º da Lei 6.404/76.

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10) Como proceder no caso de falecimento de acionista?

Nas solicitações relacionadas a acionistas falecidos deverão ser apresentados documentos adicionais, tais como: certidão de óbito, alvará judicial, formal de partilha e/ou escritura pública de partilha, conforme cada caso.

     a. Para solicitação de posição acionária será exigido, no mínimo:

          - Certidão de inventariante;
          - CPF (inventariante e espólio) e;
          - RG (inventariante e espólio).

     b. Para solicitação de transferência de ações será exigido, no mínimo:

          - Alvará ou formal de partilha;
          - CPF (herdeiros);
          - RG (herdeiros) e;
          - Comprovante de endereço dos herdeiros.

Os herdeiros e sucessores devem comunicar o falecimento do acionista tempestivamente ao Banco, que promoverá as alterações devidas no cadastro de acionista e bloqueio temporário de ativos, até a lavratura do formal da partilha.

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11) Qual a periodicidade de pagamento de dividendos e juros sobre o capital próprio - JSCP?

Anualmente poderá ser autorizado pela Diretoria Executiva, mediante decisão do Conselho de Administração e ad referendum da Assembleia Geral, o pagamento de dividendos ou JSCP, imputados ao valor do dividendo obrigatório de cada exercício, integrando o montante dos dividendos distribuídos pelo Bandes para todos os efeitos legais.

Os valores não recebidos ou reclamados prescreverão no prazo de 3 (três) anos, contados da data em que tenham sido postos à disposição do acionistas, e reverterão em favor do BANDES.

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12) Como faço para receber os dividendos e os juros sobre o capital próprio - JSCP?

Quando devido, o valor é depositado diretamente na conta bancária cadastrada pelo acionista. Acionistas sem conta bancária válida no cadastro, ou cujo valor a receber seja inferior a R$ 50,00 (cinquenta reais), devem se dirigir a tesouraria do Banco, sujeito a agendamento prévio.

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13) Como obter o informe de rendimentos das ações fins de imposto de renda?

O informe de rendimento de ações para fins declaração do imposto de renda é disponibilizado anualmente, via postal ou eletrônica, em caso de distribuição de dividendos ou juros sobre capital próprio no exercício.

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14) Onde e como o Bandes divulga as informações do setor de ações?

Fatos relevantes, avisos aos acionistas, comunicados ao mercado, demonstrações contábeis anuais e semestrais do Bandes são divulgados no website, na área de relações com investidores, neste link, e publicados nos jornais de grande circulação, assim como no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo – DIO/ES.

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15) Como contatar o setor de atendimento aos acionistas?

O atendimento presencial é feito na Avenida Princesa Isabel, n.º 54, 3º andar, Centro, Vitória – ES, de 12:00h às 16:00h.
Site: bandes.com.br/atendimento ao acionista
E-mail: acionistas@bandes.com.br
Telefone: 0800 283 4202

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