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FAQ Atendimento

Como entro em contato com o Bandes?
Como me torno cliente do Bandes?
Quais são os documentos necessários para pegar um financiamento?
Quais os investimentos financiados pelo Bandes?
Quais as etapas para a análise do pedido de financiamento?
Quem pode obter financiamento pelo Bandes?
Como faço para atualizar o meu cadastro?
O que é prazo de carência?
O que é taxa de amortização?
O beneficiário que não comprove a execução físico-financeira do projeto financiado, assim como a aplicação dos recursos concedidos em finalidade diversa ao previsto no instrumento de formalização da operação poderá ser punido?
Quais são as garantias mínimas exigidas para a contratação de financiamentos?
Como faço para liberar meu imóvel?
Como o Bandes atua?
O que é um banco de desenvolvimento?
Como faço para participar dos leilões de bens promovidos pelo Bandes?
Quais são as modalidades de compras utilizadas pelo Bandes?
O Bandes possui cadastro de fornecedores para compras?
Quero fazer uma reclamação, como procedo?
Como faço para receber SMS do Bandes?
Como faço para obter informações sobre o Programa Reflorestar?
Como consultar saldo de ações e demais informações?
Quero receber meus boletos por meio digital. Como faço?
Com faço para renegociar meu contrato em atraso?












 1) Como entro em contato com o Bandes?


Pelo nosso site (www.bandes.com.br), por telefone (0800 283 4202), ou presencialmente, em nossa sede, na Avenida Princesa Isabel, Ed. Caparaó, nº 54, Centro de Vitória.

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 2) Como me torno cliente do Bandes?



No caso de financiamentos entre R$ 50 mil e R$ 300 mil, você tem a opção de elaborar seu próprio projeto de viabilidade, através do nosso site. Outra opção é entrar em contato com um parceiro-consultor. Esse profissional possui experiência na elaboração dos projetos, na documentação, no acompanhamento da proposta de financiamento e na elaboração de relatórios após a liberação do recurso, para a comprovação dos investimentos.

Caso você opte por elaborar o próprio projeto, acesse a área restrita no site e preencha o Termo de Adesão para ter acesso ao ambiente de solicitação do crédito. No Termo de Adesão de pessoa jurídica são indicadas as pessoas físicas. Cada pessoa física indicada deverá emitir o seu próprio Termo de Adesão de Pessoa Física para ter acesso à área restrita. No Termo de adesão indique um celular, um e-mail e uma senha com no mínimo oito caracteres. Essa senha te dará acesso à área restrita do cliente. Nessa área o cliente terá acesso a: modelos de cadastros, de projeto de viabilidade, relação de documentos e o passo a passo completo.

Para financiamentos acima de R$ 300 mil, você pode entrar em contato diretamente com o um dos nossos gerentes de Negócios.

Para conhecer melhor as nossas linhas de financiamento, clique aqui, ou entre em contato com o Bandes Atende, pelo 0800 283 4202.

Para os financiamentos até R$ 50 mil, você pode procurar diretamente uma das agências do Programa Nossocrédito, em todos os municípios do Estado. Acesse aqui os endereços e telefones.

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 3) Quais são os documentos necessários para pegar um financiamento?



Para dar entrada em um financiamento, você deve ter a seguinte documentação em mãos:

Projeto de viabilidade, contendo a comprovação de faturamento anual; alvarás, licenças vigentes de acordo com a atividade; orçamentos. Além da documentação, outras informações podem ser solicitadas no Roteiro do Projeto, um documento disponibilizado pelo Bandes e preenchido pelo cliente.

Em seguida, é necessário fazer o cadastro de pessoa jurídica, no caso de empresas, apresentando o documento de constituição e alterações posteriores, registrado na Junta Comercial, Cartório ou órgão competente; certidões (Municipal, Estadual, Federal, e FGTS); ou de pessoa física. Neste segundo caso, os documentos necessários são documentos pessoais (identidade e CPF), certidão de estado civil; certidões negativas de débitos (municipal, estadual e federal), comprovante de residência e comprovante de renda.

Há, ainda a necessidade de apresentação de garantias, anexando a documentação de acordo com o projeto e a análise.

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 4) Quais os investimentos financiados pelo Bandes?



O Bandes financia projetos para empresas que buscam implantação, ampliação, formalização e modernização. Investimentos como a ampliação ou a reforma da empresa, a compra de equipamentos ou de matérias-primas, mecanismos de energia sustentável e outras destinações específicas para o aumento de renda na atividade produtiva. O dinheiro não pode ser utilizado em finalidade diversa da do projeto.

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 5) Quais as etapas para a análise do pedido de financiamento?



Quais as etapas para a análise do pedido de financiamento? Enquadramento da solicitação: Nesse momento é feita a avaliação inicial do cliente e da finalidade do financiamento, para examinar se estão de acordo com as normas e políticas operacionais e de risco de crédito do Bandes. Uma vez enquadrada, a solicitação será encaminhada para a análise de crédito propriamente dita, na qual é realizado um exame mais apurado sobre a viabilidade econômica da proposta apresentada.

Aprovação: Em caso de aprovação, a solicitação é encaminhada, quando cabível, para a avaliação do agente repassador. Após a aprovação, procede-se à assinatura do contrato do financiamento e o repasse dos recursos financeiros, conforme o cronograma de execução do projeto.

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 6) Quem pode obter financiamento pelo Bandes?



Quem pode obter financiamento pelo Bandes? Pessoas físicas: domiciliadas e residentes no país, na condição de produtor rural ou transportador autônomo de cargas ou passageiros.

Pessoas jurídicas: De Direito Privado, sediadas no Brasil, cujo controle efetivo seja exercido, direta ou indiretamente, por pessoa física ou grupo de pessoas físicas, domiciliadas e residentes no Brasil, e nas quais o poder de decisão esteja assegurado, em instância final, à maioria do capital votante representado pela participação societária nacional;

De Direito Privado, sediadas no Brasil, cujo controle seja exercido, direta ou indiretamente, por pessoa física ou jurídica domiciliada no exterior, desde que, na forma da legislação vigente, o Poder Executivo autorize a concessão de colaboração financeira; Empresário individual, desde que exerça atividade produtiva e que esteja inscrito no Registro Público de Empresas Mercantis e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ.

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 7) Como faço para atualizar o meu cadastro?



Mande seus dados como: CPF, RG, endereço completo, número de celular para cadastrocliente@bandes.com.br ou ligue para o nosso 0800 283 4202.

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 8) O que é prazo de carência?



O que é prazo de carência? É o período em que não há amortização do capital (principal), podendo haver pagamento de juros, conforme combinado no contrato.

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 9) O que é taxa de amortização?



O que é taxa de amortização? A Amortização nada mais é que a redução do total da sua dívida, ou seja, ao pagar cada parcela periodicamente, a partir de um planejamento, você está amortizando o seu saldo devedor. Em toda dívida há a cobrança de juros, por isso as parcelas são cobradas com valores maiores que o da amortização. Logo, o valor que está sendo amortizado é o valor do pagamento da parcela descontando os juros.

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 10) O beneficiário que não comprove a execução físico-financeira do projeto financiado, assim como a aplicação dos recursos concedidos em finalidade diversa ao previsto no instrumento de formalização da operação poderá ser punido?



O beneficiário que não comprove a execução físico-financeira do projeto financiado, assim como a aplicação dos recursos concedidos em finalidade diversa ao previsto no instrumento de formalização da operação poderá ser punido? Sim. O contrato será considerado vencido antecipadamente e sobre o montante não comprovado ou aplicado em finalidade diversa do previsto incidirão os encargos definidos contratualmente que incluem cobrança de juros e multas. Além disso, poderá haver denúncia junto ao Ministério Público, tendo em vista a natureza de nossos recursos.

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 11) Quais são as garantias mínimas exigidas para a contratação de financiamentos?



Garantias Quais são as garantias mínimas exigidas para a contratação de financiamentos? São exigidas, preferencialmente, garantias reais, cabendo aos responsáveis pela análise do projeto ou plano de negócio eleger a que melhor se adequar ao caso concreto, considerando os seguintes fatores: a) riscos inerentes ao projeto ou empreendimento; b) prazo de amortização; c) conceito do cliente; d) experiência em operações anteriores; e) patrimônio disponível do cliente e coobrigados, não computados os bens de família e os gravados com ônus em favor de terceiros. As garantias aceitas pelo Bandes são: alienação fiduciária de bens imóveis, hipoteca ou aval.

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 12) Como faço para liberar meu imóvel?



Como faço para liberar meu imóvel? Para liberar seu imóvel, encaminhe um e-mail para liberagarantia@bandes.com.br ou ligue para o nosso 0800 283 4202.

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 13) Como o Bandes atua?



Sobre o Bandes Como o Bandes atua? O Bandes financia empreendimentos no Espírito Santo, com foco na atração de investimentos e fomento a cadeias produtivas, por meio de suas linhas, além de atuar como banco líder em consórcios de bancos públicos e privados para plantas de porte médio, dinamizadoras da economia regional, geradoras de empregos. O Bandes é o banco da descentralização dos investimentos: a maior parte do crédito que concedemos é liberado para investimentos fora da Grande Vitória.

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 14) O que é um banco de desenvolvimento?



O que é um banco de desenvolvimento? Os bancos de desenvolvimento são diferentes dos bancos comerciais: eles focam sua atuação na promoção do desenvolvimento, oferecendo crédito para quem quer investir com condições atrativas. A contrapartida é que o empreendedor invista no seu negócio. Além disso, não é um crédito qualquer, visto que ele visa promover o desenvolvimento sustentável, focando em potencialidades econômicas e articulando as atividades produtivas que fomentam a geração de emprego e renda nos municípios, com taxas de juros mínimas.

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 15) Como faço para participar dos leilões de bens promovidos pelo Bandes?



Leilões Como faço para participar dos leilões de bens promovidos pelo Bandes? Todos os editais de leilões são publicados no site e amplamente divulgados na imprensa local. O interessado pode acessar o catálogo de imóveis disponível na página dos leilões, ligar ou visitar o banco para obter informações complementares. Para participar da disputa, basta comparecer ao local indicado no Edital e ofertar seus lances. Não é necessário fazer um cadastro prévio e todos os bens anunciados em leilão estão registrados em nome do banco.

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 16) Quais são as modalidades de compras utilizadas pelo Bandes?



Compras Quais são as modalidades de compras utilizadas pelo Bandes? O Bandes segue o que determina a Lei Federal 13.303/2016, a Lei Federal 10.520/02, e decretos estaduais. A maior parte das compras é feita por pregão eletrônico. Eventualmente, recorre-se a outras modalidades de licitação, em função de aspectos técnicos do bem ou serviço a ser adquirido.

As licitações do Bandes são publicadas no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo e quando a legislação exigir, em jornal de grande circulação estadual. Os pregões eletrônicos são processados pelo site www.licitacoes-e.com.br, do Banco do Brasil. Interessados devem procurar qualquer agência do Banco do Brasil para adquirir uma chave de acesso para concorrer nessa modalidade de licitação. Nas outras modalidades de licitação, os fornecedores devem seguir as regras de participação estipuladas no próprio edital.

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 17) O Bandes possui cadastro de fornecedores para compras?



O Bandes possui cadastro de fornecedores para compras? Sim. É utilizado o cadastro de fornecedores do sistema informatizado do Bandes nas pequenas compras de pronto pagamento. As empresas interessadas em enviar cotações devem fazer um pedido de cadastro pelo e-mail comprasbandes@bandes.com.br .

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 18) Quero fazer uma reclamação, como procedo?



Reclamações Quero fazer uma reclamação, como procedo?

Ligue para o nosso 0800 283 4202.

É o único canal? Existe um e-mail de contato pra isso também?

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 19) Como faço para receber SMS do Bandes?



Serviços Como faço para receber SMS do Bandes? É só mandar uma mensagem para cadastrocliente@bandes.com.br, como nome completo, CPF ou CNPJ, e-mail, número do celular e pronto! Você começa a receber todas as nossas informações, na mesma hora!

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 20) Como faço para obter informações sobre o Programa Reflorestar?



Programa Reflorestar Como faço para obter informações sobre o Programa Reflorestar?

Você pode acessar direto o link do programa ou entrar em contato com o Bandes Atende pelo 0800 283 4202.

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 21) Quero receber meus boletos por meio digital. Como faço?



O Bandes envia boletos por e-mail para seus clientes. Mantenha seu cadastro atualizado. Os boletos para quitação das parcelas de financiamento do Bandes também são disponibilizados via site e aplicativo. Caso tenha dificuldades na emissão, você pode enviar um email para financeiro@bandes.com.br. O boleto também pode ser obtido pelo Bandes Atende: 0800 283 4202.

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 22) Com faço para renegociar meu contrato em atraso?



Você pode mandar a sua proposta via site ou entrar em contato diretamente com a nossa equipe de Renegociação, pelos telefones indicados no link.

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