Imprimir

Café e Malte: sabor e qualidade que impulsionam o turismo em Cachoeiro de Itapemirim

Estabelecimento se consolida como ponto turístico ao unir gastronomia, natureza e inovação no distrito de São Geraldo
Do contêiner ao chalé o café e malte se reinventa com o apoio do Bandes

Mais do que simples pontos de comércio e alimentação, os cafés têm se consolidado como espaços que fortalecem o turismo local ao preservar heranças gastronômicas, impulsionar a economia, atrair visitantes e promover experiências culturais. Em São Geraldo, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, o café e restaurante, Café e Malte, se destaca como exemplo desse movimento, conquistando turistas e moradores e se firmando como um caso de sucesso na inovação turística da região.

Inaugurado em junho de 2023, o Café e Malte nasceu da proposta de criar um espaço onde amigos e clientes pudessem se reunir em um ambiente aconchegante e próximo à natureza. Hoje, o local representa um importante passo para a consolidação de uma rota turística na região. No início, o estabelecimento funcionava em um contêiner, mas agora, com o investimento concedido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), um chalé está sendo finalizado para se tornar a nova identidade do Café e Malte.

Construção do chalé

Junto à família de seu marido, João Paulo, a proprietária do café e restaurante, Gabriella Oliveira, iniciou sua trajetória em uma hamburgueria que já era administrada há 34 anos. Ao perceber a oportunidade de inovar, decidiu criar um negócio integrado à natureza, trazendo um diferencial para a cidade de Cachoeiro. Ela destaca que o banco foi um parceiro fundamental em todo esse processo: “O Bandes veio para nos dar um gás e acreditar ainda mais no nosso potencial, ajudando a concluir esse projeto com êxito. Agora, a expectativa é oferecer um espaço de lazer único na cidade”, afirmou.

Assim como na trajetória do Café e Malte, o Bandes tem ampliado seu apoio ao desenvolvimento do turismo no Estado, com programas e iniciativas voltados ao fortalecimento e à consolidação de rotas turísticas em todo o território capixaba. Por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), o banco intensifica o repasse de recursos para o comércio local e para projetos inovadores que contribuem para transformar as cidades.

“Para nós, do Bandes, apoiar iniciativas como o Café e Malte é ver na prática como o empreendedorismo aliado ao crédito pode transformar destinos e fortalecer o turismo capixaba. Este empreendimento é um exemplo de como a visão inovadora, somada ao apoio certo, gera novas oportunidades, movimenta a economia local e valoriza a identidade de uma comunidade. Seguiremos trabalhando para que mais negócios como este se consolidem, contribuindo para tornar todo o Espírito Santo ainda mais forte, acolhedor e competitivo no cenário turístico”, destaca o diretor de Negócios, Marcos Kneip.

Sobre o Fungetur

O Fungetur é um fundo especial do Ministério do Turismo voltado ao financiamento de empreendimentos que impulsionem o desenvolvimento turístico no Brasil. Com autonomia financeira e orçamentária, o fundo também apoia políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor, contribuindo para ampliar sua competitividade e sustentabilidade.

O programa tem como objetivo estimular o crescimento do turismo nacional ao oferecer suporte financeiro para iniciativas capazes de gerar emprego, renda e dinamizar as economias locais. Podem acessar o Fungetur os prestadores de serviços e sociedades empresárias cadastradas no Cadastur, como meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, parques temáticos, restaurantes, marinas e outros negócios da cadeia produtiva.

O gerente de Negócios, Mário Augusto Jantorno ressaltou a importância da participação ativa do banco nas iniciativas turísticas do Estado. “O Bandes, alinhado às diretrizes do Governo do Estado, atua para fortalecer o turismo no Espírito Santo, oferecendo atendimento especializado e acesso a crédito com condições diferenciadas para restaurantes, bares, cafeterias, meios de hospedagem e outros empreendimentos do setor. As linhas de financiamento apoiam investimentos em infraestrutura, modernização, eficiência energética e expansão, promovendo maior competitividade e transformando o potencial turístico capixaba em resultados concretos”, afirmou.

O fundo financia atividades relacionadas à hospedagem, transporte, eventos, lazer, turismo rural e demais segmentos do setor. Os recursos podem ser aplicados em obras de construção, reforma ou ampliação de empreendimentos turísticos, na compra de máquinas e equipamentos, além de capital de giro vinculado ao projeto.

Saiba mais:
www.bandes.com.br/turismo

Conheça o Café e Malte:
@cafeemalte

Texto: Larissa Monteiro

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br




Fonte: https://www.bandes.com.br/Site/Noticias/Print?id=2566