Imprimir

Bandes participa de elaboração do Plano Estadual para recuperação de vegetação nativa

Estado avança na restauração ambiental com contribuições do Bandes e de parceiros estratégicos
Plano se alinha ao compromisso nacional que prevê a restauração de 12 milhões de hectares

O debate e a elaboração do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa estão entre as principais pautas ambientais do Espírito Santo. Em parceria com iniciativas de desenvolvimento sustentável, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participou, na última semana, de um encontro com diversos setores, com o objetivo de oferecer subsídios e perspectivas para a criação de uma estratégia integrada e eficaz de restauração ecológica no Estado.

O evento reuniu representantes de 58 instituições, incluindo órgãos estaduais, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), prefeituras, empresas privadas, ONGs e membros da sociedade civil, e foi realizado no espaço de eventos do Confort Suits Hotel, em Vitória. A iniciativa reforça o compromisso nacional assumido com o lançamento do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG), em outubro de 2024, que prevê a recuperação de 12 milhões de hectares em todo o país.

Estiveram presentes Patrick Gomes, Gerente de Sustentabilidade e Produto do Bandes, e Eduardo Kuster, Engenheiro Agrônomo da equipe de Sustentabilidade do banco, para contribuir na definição de estratégias e no alinhamento de diretrizes voltadas à cobertura vegetal e à restauração ecológica, destacando também as ações de investimento ambiental do Bandes.

“Para o Bandes, participar desse encontro é mais do que contribuir com uma política pública estratégica, é reafirmar nosso compromisso com um modelo de desenvolvimento que integra sustentabilidade e inclusão. Ao lado de instituições públicas, academia, setor produtivo e sociedade civil, somando com nossa experiência e visão de futuro a serviço de uma agenda que fortalece a resiliência ambiental do Espírito Santo”, destaca Patrick Gomes.

Eduardo Kuster complementa: “Como integrante da equipe de Sustentabilidade do Bandes, vejo este processo como essencial para orientar ações técnicas consistentes de recuperação ambiental. Contribuímos com informações e experiências de campo que fortalecem a definição de diretrizes realistas e eficientes, ampliando a cobertura vegetal e apoiando práticas produtivas sustentáveis em todo o estado”, disse.

Saiba mais

O movimento estadual acompanha o compromisso nacional com o PLANAVEG, que prevê a restauração de 12 milhões de hectares em todo o país. Para alinhar-se a essa diretriz e integrar as iniciativas já em andamento, o Espírito Santo constituiu, no início de 2025, um Grupo de Trabalho interinstitucional formado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e pelo Instituto Estadual de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), com apoio técnico da organização internacional WWF.

Informações: Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

Texto: Larissa Monteiro

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato/Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br




Fonte: https://www.bandes.com.br/Site/Noticias/Print?id=2565