Com vasta experiência no financiamento de propostas que garantam o desenvolvimento ambientalmente responsável dos municípios capixabas, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participou, na terça-feira (21), do 7º Encontro da Comunidade de Práticas (CoP) de Financiamento Urbano Sustentável, para discutir caminhos que tornem o financiamento urbano mais acessível, inovador e sustentável.
O evento promovido pelo Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM); a Frente Nacional de Prefeitos (FNP); a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE); e a Cities Climate Finance Leadership Alliance (CCFLA), em formato virtual, teve como objetivo capacitar técnicos e gestores municipais, estimulando, assim, a adoção de estratégias que contribuam para o fortalecimento da capacidade de adquirir financiamento com bancos de desenvolvimento regionais.
No painel “Como os bancos subnacionais de desenvolvimento podem ampliar o financiamento para municípios?”, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, destacou o Programa ES Inteligente, que visa garantir o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), ofertando modelagens de projetos que apoiam o desenvolvimento local, a partir da implementação de projetos de cidades inteligentes e saneamento.
 
“Em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), juntamente com a prefeitura interessada, o programa oferece suporte gratuito e consultoria técnica contínua aos municípios, contribuindo para um diagnóstico preciso das necessidades locais de infraestrutura. A partir disso, as cidades têm condições de elaborar projetos estruturantes que estimulem o crescimento econômico e social das regiões. Com foco em inovação, sustentabilidade e segurança jurídica, a iniciativa apoia os municípios na construção de um planejamento mais sólido e assertivo”, disse Marcos Kneip.
A apresentação reforçou as lições aprendidas pelo Bandes ao longo dos últimos anos, evidenciando como o banco tem atuado para superar desafios regulatórios e operacionais e ampliar a capacidade dos municípios de acessar crédito para investimentos em infraestrutura, inovação e sustentabilidade. “O desenvolvimento urbano sustentável passa pelo fortalecimento das capacidades locais. O Bandes tem atuado de forma próxima às prefeituras, contribuindo para transformar boas ideias em projetos viáveis”, complementou o diretor.
O debate também contou com a presença de figuras como o diretor executivo da ABDE, André Godoy; o presidente da Desenvolve SP, Ricardo Brito; e a superintendente da Área de Desenvolvimento Social e Gestão Pública do BNDES, Ana Costa. 
Saiba mais:
www.bandes.com.br/ppp
Texto: 
Mavi Sant’Anna
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br