Com um contrato de aproximadamente R$ 2,1 bilhões, o município de Aracruz, na região norte do Estado, promove, nesta terça-feira (05), uma audiência pública para discutir os estudos técnicos e o modelo proposto de Parceria Público-Privada (PPP), que vai oferecer serviços de limpeza urbana, áreas verdes, incluindo arborização e paisagismo, e manejo de resíduos sólidos urbanos para a população. O encontro será no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Aracruz, a partir das 18 horas.
A iniciativa é parte do Programa ES Inteligente, coordenado pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e operacionalizado pelo Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracruz, com participação das secretarias envolvidas.
O projeto prevê em seu escopo soluções amplas englobando limpeza urbana, áreas verdes e manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU), promovendo práticas sustentáveis e destinação adequada dos resíduos sólidos, além de trazer benefícios diretos à saúde da população e ao meio ambiente.
Durante o encontro, os responsáveis pela parceria buscam ampliar o diálogo com a sociedade em um espaço aberto para sugestões, críticas e contribuições que possam aperfeiçoar o projeto. “Por meio das parcerias público-privadas, estamos apoiando os municípios na estruturação de soluções inovadoras e sustentáveis, que melhoram diretamente a qualidade dos serviços prestados à população. Essa audiência pública é uma etapa fundamental para garantir a transparência do processo e construir, junto com a sociedade, um modelo eficiente e duradouro para os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos”, destacou o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip.
O prefeito de Aracruz, Luiz Carlos Coutinho, mais conhecido como Dr.Coutinho, acrescentou: “A audiência pública é uma oportunidade essencial para ouvirmos a sociedade e aperfeiçoarmos o projeto com base nas contribuições de todos. Aracruz está crescendo de forma acelerada e o nosso compromisso é com o desenvolvimento sustentável do município, pois acreditamos que grandes projetos se constroem com diálogo e escuta ativa da população.”
Segundo o coordenador do Núcleo de Gestão de Concessões e Parcerias do banco, Vilker Zucolotto, os estudos demonstram uma economia estimada de 25,5% ao comparar o custo dos serviços atuais em relação ao custo da PPP, provando a viabilidade econômica e financeira. “O novo projeto de Resíduos Sólidos Urbanos de Aracruz foi cuidadosamente planejado para atender todas as necessidades locais com um escopo completo e bem dimensionado. No modelo de PPP, a proposta garante uma economia de R$ 1,2 milhão por mês, ampliando a qualidade e o alcance dos serviços com coleta, limpeza urbana, jardinagem e até ações específicas como a remoção de baleias encalhadas no litoral. Com mais eficiência e menor custo, Aracruz caminha para se tornar referência em gestão de resíduos no País”, disse.
O Programa ES Inteligente
O programa é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de concessões e da estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), ofertando modelagens de projetos que apoiam o desenvolvimento local, a partir da implementação de projetos de cidades inteligentes e saneamento.
O programa oferta aos municípios assessoria gratuita e cooperação técnica especializada constante, permitindo uma análise ideal das necessidades regionais por infraestrutura. Assim, as cidades podem desenvolver projetos relevantes que promovam o crescimento local em áreas prioritárias.
Saiba mais: www.bandes.com.br/ppp
Texto:
Mavi Sant’Anna
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 comunica@bandes.com.br