Ele ressaltou que a gestora selecionada deverá ser aderente à tese de investimento do Fundo, que é fundamentada no Plano Estadual de Descarbonização, fazendo com que os recursos cheguem a projetos concretos, escaláveis e com impacto ambiental mensurável. “O Bandes, como banco de desenvolvimento, tem atuado para criar um ambiente institucional forte, que ofereça segurança e previsibilidade aos investidores no Estado. Esperamos que a vencedora esteja à altura da ambição do Espírito Santo de estar entre os protagonistas da agenda verde no País”, completou Saintive.
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Rogério Salume, falou sobre a importância de mais esse passo na modernização do Espírito Santo. “Dentro do Fundo Soberano, criamos um fundo específico voltado à descarbonização, com o objetivo de impulsionar iniciativas sustentáveis e atrair empresas comprometidas com o meio ambiente. O resultado do edital revela o alto nível dos projetos apresentados: três empresas extremamente qualificadas foram selecionadas, o que reforça a confiança do setor produtivo em nosso Estado. Esse é um avanço concreto na construção de uma política de desenvolvimento que alia inovação, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades.”
O Fundo de Descarbonização
A iniciativa está alinhada com o Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Espírito Santo, lançado em 2023, que tem como metas a redução de 27% das emissões de gases de efeito estufa até 2030 e a neutralidade nas emissões de carbono até 2050. O financiamento é uma peça-chave nesse processo, pois viabiliza a execução das ações previstas e garante a continuidade das políticas públicas voltadas para a sustentabilidade.
O fundo, anunciado pelo Governo no final de 2024, seguirá as diretrizes da CVM e da ANBIMA e terá aporte de R$ 500 milhões do Funses, podendo receber novos investimentos. O Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) deverá apoiar empreendimentos que contribuam para a descarbonização nos setores de infraestrutura, indústria, agricultura e serviços.
A proposta vencedora deverá demonstrar capacidade técnica e experiência na estruturação de fundo aderente a práticas de investimento sustentável, com estrutura de custos competitiva e alinhamento aos objetivos de descarbonização do Estado do Espírito Santo.
Mais informações:
www.bandes.com.br/descarbonizacao
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
giovani.pagotto@gmail.com
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br