Recursos das linhas do Funcafé estão disponíveis no Bandes
Financiamentos atendem aos tratos culturais da lavoura, armazenagem, comercialização e aquisição do produto, além do capital de giro para indústrias e cooperativas de produção.
O Bandes é parceiro histórico do setor cafeeiro capixaba.
Empresários e produtores da cafeicultura, principal produto do agronegócio capixaba, precisam constantemente de novas práticas para aprimorar e agregar valor em um mercado cada vez mais competitivo. Para possibilitar o investimento no setor, com recursos destinados ao capital de giro para a indústria de café solúvel, de torrefação de café e para a cooperativa de produção, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) disponibiliza linhas de financiamento do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé).
Com o Funcafé, o banco de desenvolvimento capixaba apresenta uma alternativa financeira para a cadeia produtiva, com o objetivo de beneficiar integrantes do agronegócio café, como produtores, cooperativas, indústrias, beneficiadores e exportadores deste importante commodities da econômica capixaba. Com as linhas de financiamento disponíveis, os empresários podem melhor estruturar a oferta do produto, aperfeiçoando a qualidade e proporcionando o aumento na rentabilidade para o produtor que recorre ao Fundo.
O Bandes, um dos principais atores do fomento ao agronegócio no Espírito Santo, tem buscado ampliar o funding de recursos destinados às diferentes atividades produtivas, principalmente para o beneficiamento da produção, com incentivo à agroindústria. O gerente de Negócios do Bandes, Ricardo Teixeira Mendes, destacou a importância para o segmento o Bandes ofertar alternativas para o investimento no setor.
“O agronegócio é o principal produto de exportação do Brasil e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo e ao investimento planejado. Além disso, a disponibilidade de recursos para a comercialização e beneficiamento da produção é fundamental para garantir melhores preços e retornos para o segmento rural”, salientou Mendes.
Ele citou o exemplo da atividade cafeeira no Espírito Santo, uma importante cultura do Estado que compreende toda a cadeira de produção, beneficiamento e comercialização do café. “Nesse sentido, o Bandes se estruturou para apoiar a etapa de comercialização e beneficiamento, com recursos que podem ser contratados no banco por meio do Funcafé, um importante fundo de apoio ao setor”, destacou o gerente.
São duas linhas de crédito disponíveis para a contratação no Bandes: o Funcafé Comercialização e a Funcafé Giro. O crédito de comercialização visa a conceder ao produtor rural e às cooperativas recursos financeiros em valor equivalente à quantidade de produto armazenado para possibilitar a venda futura em melhores condições de mercado, sendo que, quando houver operação de custeio vinculada ao produto a ser estocado, esta deve ser prévia ou concomitantemente amortizada ou liquidada.
Já o financiamento de capital de giro disponibiliza recursos para a indústria de café solúvel, de torrefação de café e para a cooperativa de produção.
Funcafé
A linha de financiamento inclui o custeio da safra de café e capital de giro para a indústria de café solúvel, de torrefação de café e para a cooperativa de produção, com recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira, criado em meados dos anos 1980.
Por meio do Funcafé, é possível apoiar o ordenamento da oferta, estimular a liquidez do mercado, com a compra do café produzido, e promover o desenvolvimento tecnológico, com pesquisas e tecnologias para o aumento de produtividade e de qualidade.
Finalidade dos recursos do Funcafé:
• Financiamento com gastos da produção do café, como insumos, mão de obra, tratos culturais e colheita;
• Financiamento com custos com estocagem e armazenamento do café para venda posterior;
• Financiamento para a compra da matéria-prima (café) pela indústria;
• Financiamento dos gastos de beneficiamento, torrefação e industrialização do café;
• Financiamento com capital de giro para as indústrias de café solúvel, de torrefação e para a cooperativa de produção.
Informações sobre as linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br