Imprimir

Operações de crédito aumentam 11% no primeiro semestre em relação a 2019

O número é referente ao crédito para pessoa jurídica no saldo acumulado do primeiro semestre (janeiro-junho).
A equipe do Bandes realiza periodicamente análise da conjuntura econômica capixaba

Produzido mensalmente pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), o relatório de conjuntura agrupa as principais informações relativas ao mercado de crédito e ao cenário econômico nacional e capixaba. O documento referente ao mês de agosto mostra um aumento de 11,3% em relação a 2019 no saldo de operações de crédito do Espírito Santo.

O número é referente ao crédito para pessoa jurídica no saldo acumulado do primeiro semestre (janeiro-junho). “Esta é uma elevação de crédito oportuna em apoio ao empresário capixaba que perdeu receita por conta da interrupção das atividades econômicas, necessária ao combate à pandemia”, afirma o gerente de Planejamento e Processos do Bandes, o economista Sávio Bertochi Caçador.

“Essa elevação deve-se em grande parte a atuação dos bancos públicos capixabas que lançaram linhas emergenciais anticíclicas em apoio ao empresário local que perdeu receita por conta da interrupção das atividades econômicas em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19)”, complementa o gerente.

O documento ainda destaca, em termos macroeconômicos, que as expectativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2020, que vinham sendo reduzidas mês a mês desde o início da pandemia, arrefeceram. O índice prevê retração de 5,46% ante a 6,25% do mês anterior – a primeira melhora após 20 semanas consecutivas de piora na previsão para o PIB nacional.

Em relação à política monetária, a taxa básica de juros Selic no patamar de 2% tem sido um instrumento relevante na retomada da atividade por meio de crédito bancário às empresas, sobretudo àquelas afetadas pelas necessárias medidas de distanciamento social em função da pandemia. Já para 2021, a expectativa é que a Selic aumente, uma vez que há sinais de aumento do Índice Nacional de preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Confira o documento completo: Relatório de Conjuntura

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
faleconosco@bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br




Fonte: https://www.bandes.com.br/Site/Noticias/Print?id=1163