Preview Cookie

 



Quinze anos do Nossocrédito

O Programa ganhou importância e chegou a todos os municípios capixabas por meio, principalmente, da articulação dos agentes de crédito
15/10/2018 09:00
Compartilhe Imprimir print

Everaldo Colodetti

Diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

O Espírito Santo pode se orgulhar de ter uma política pública de microcrédito eficiente e que realmente faz a diferença na vida de muitos empreendedores. Com 15 anos recém-completados, o Programa Nossocrédito está mais do que consolidado como referência nacional no tema. Criado em setembro de 2003, o programa começou a sua trajetória com quatro agências: Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Presidente Kennedy. Desde então, sonhos de mais de 130 mil empreendedores viraram realidade com o apoio dos financiamentos.

A partir daí, as unidades municipais avolumaram-se e atingiram todo o Estado. Hoje, temos agências nos 78 municípios capixabas, em alguns mais de uma unidade de atendimento. Dentre os resultados proporcionados pelos financiamentos os que mais impressionam são as possibilidades de redução do desemprego e o restabelecimento da dignidade e da cidadania das pessoas, especialmente para as que estão no mercado informal.

Com uma metodologia diferenciada, o financiamento pelo Nossocrédito é orientado, aplicado com assessoria técnica e gerencial para iniciar, ampliar ou diversificar o negócio formal ou informal. Assim, como ferramenta de desenvolvimento, o programa é direcionado para a dinamização da economia local, por meio da circulação de recursos dentro do próprio município, criando um ciclo positivo, porque sabemos que grande parte dos recursos acaba circulando no comércio e na prestação de serviços na própria região.

O sucesso do Programa é devido ao trabalho conjunto do Bandes, do Banestes, da Aderes, do Sebrae e das 78 prefeituras. Mas cabe também um destaque especial ao papel do agente de microcrédito. O Programa ganhou importância e chegou a todos os municípios capixabas por meio, principalmente, da articulação dos agentes. Eles visitam, orientam o microempreendedor e avaliam sua necessidade de recursos. São eles os verdadeiros agentes de desenvolvimento.

Os números mostram: mais de 140 mil contratos, somando R$ 711 milhões aplicados em financiamentos médios de R$ 4 mil, revelando que os recursos têm chegado àquelas pessoas que empreendem em pequenas atividades, em sua maioria familiar. Que venham muito mais do que outros 15 anos de sucesso para este que já é um patrimônio capixaba.