Preview Cookie

 



Cinco boas ideias que podem virar negócios criativos

Audiovisual e moda são duas das cinco ideias criativas
19/04/2018 09:00
Compartilhe Imprimir print

Você tem criatividade, boas ideias e quer se tornar um empreendedor, mas não sabe por onde começar ou que negócio abrir? O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) fez um levantamento de algumas sugestões, que podem ser apoiadas pelo Programa Bandes Economia Criativa e trazem perspectivas de crescimento.

A Economia Criativa engloba atividades que envolvam o processo de criação, produção, comercialização, distribuição e consumo de produtos e serviços que usam o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos.

O gerente Comercial e de Relacionamento do Bandes, Ricardo Teixeira, destaca que é uma área que merece estímulos financeiros especiais, visto que muitas das atividades relacionadas estão inseridas em cadeias produtivas.

searchRicardo Teixeira

“O empreendedor tem que aliar sua criatividade com o planejamento, formulando um plano de negócios que possa identificar a viabilidade econômica do projeto. Saber identificar o potencial do mercado e a necessidade de investimento adequada faz com que o empreendedor ofereça um produto ou serviço com chances de sucesso”, enfatiza.
Vamos às dicas!

Ricardo mostra cinco ideias que podem ser apoiadas pelas linhas de crédito do banco capixaba. Quem sabe alguma delas é o negócio certo para você?

Audiovisual: a nova regulamentação do setor de TV a cabo no Brasil ampliou a demanda por produção conteúdo nacional para preencher a programação desses veículos. “Além disso, as atividades correlatas ao audiovisual como o negócio de edição de vídeo para registro de eventos (casamentos, batizados, aniversários) está em alta”, complementa Ricardo.

Moda: a criação e o desenvolvimento de peças de vestuário e assessórios sempre foi um nicho de mercado interessante para investir. “Atualmente a utilização de novos materiais, processos, canais comerciais e técnicas de gestão e a hibridização de produtos e serviços levarão a uma transformação na estrutura industrial do setor. São alfaiates, costureiras, designers, ourives e outros profissionais que criam constantemente novos produtos e impulsionam o mercado”.

Artesanato: a atividade é uma das mais ricas formas de expressão da cultura de um povo. “O artesanato é fortemente influenciado pelas culturas indígena, africana e europeia. A grande quantidade de matéria prima disponível aliada às influências torna os produtos procurados no mercado nacional e internacional. Investir em cursos de capacitação como empreendedorismo e em canais de divulgação e distribuição dos produtos é um diferencial para o sucesso”.

Games: a produção e comercialização de jogos virtuais estão em franca expansão. “O mercado não se restringe apenas aos jogos de entretenimento. Um dos nichos, com grande potencial de crescimento, são jogos empresariais e educacionais para atender o setor corporativo e de treinamento”, explica.

Eventos: “o setor abrange variadas opções de pequenos e grandes negócios como produção de espetáculos, realização de festivais, circuitos, feiras, etc., além de cerimoniais e casas de festas. Este mercado possui uma grande quantidade de demandas para atendimento como casamentos, shows e formaturas”, orienta o gerente. Fique atento ao mercado e aos nichos específicos que se apresentam como boas oportunidades de negócio.

Simulação

Caso esteja interessado, você pode fazer uma simulação no site ou no aplicativo para smartphones, o App Bandes. Basta responder algumas perguntas para saber que tipo de crédito é o ideal. “Esta ferramenta é muito útil porque permite calcular o valor que você pode obter em cada instituição financeira, além dos prazos de pagamento e taxas de juros que deverá pagar em cada caso”, destaca o diretor de Crédito.

O atendimento também pode ser feito presencialmente na sede do banco. Aqui você encontra os endereços dos parceiros consultores, em todos os municípios capixabas.

Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Wilson Igreja Campos
Tel.: (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br