Preview Cookie

 



ES 2030

Planejamento
30/04/2013 00:00
Compartilhe Imprimir print

searchES 2030

O Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2030 é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (Sep), o Espírito Santo em Ação, a Petrobras e a sociedade civil organizada. O projeto conta ainda com suporte técnico e operacional da DVF Consultoria.

O ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Estado do Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias, metas e apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade – setores público, privado e sociedade civil –, numa visão de futuro com horizonte no ano de 2030.

A proposta de criação do ES 2030 partiu da necessidade de atualização do Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, que será revisitado na sua contextualização externa e interna, nas suas metas e nos seus objetivos estratégicos.

Novos fatos surgiram desde a criação do ES 2025, em 2006. As mudanças dos contextos internacional, nacional e regional exigem uma releitura destes cenários, que apontam para novos desafios, sendo necessária, portanto, uma nova visão de futuro.

Os avanços alcançados pelo Estado e pelo Brasil, particularmente nas áreas de combate à pobreza e às desigualdades, a geração de emprego e renda, entre muitos, são significativos. As novas oportunidades que se abrem para o Espírito Santo, em especial em relação ao gás e petróleo (pré-sal) e à expansão do parque siderúrgico do Estado, e os significativos investimentos privados também criam novos desafios.

Os gargalos, em especial referentes à logística (situação portuária, malha rodoviária, ferroviária, aeroporto), formação de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico são temas a serem revisitados por serem essenciais à expansão da estrutura produtiva, bem como a geração de empregos.

É latente a necessidade da sociedade de planejar o território e dispor de um instrumento que possa servir de balizamento e alinhamento na direção de um projeto de desenvolvimento de longo prazo e, ainda, com a garantia do equilíbrio regional. O Plano mostra-se como uma espécie de “mapa de navegação” para os diferentes setores e segmentos capixabas.

Pelo site do ES 2030 você pode acompanhar as ações ligadas ao Planejamento Estratégico do Governo do Espírito Santo.