Preview Cookie

 



Bandes disponibiliza investimento para setor metalmecânico

Um dos principais segmentos da economia capixaba pode investir em inovação, por meio do financiamento do Bandes.
22/06/2022 09:00
Compartilhe Imprimir print

searchEmpresários interessados podem procurar atendimento especializado do Bandes para o segmento.

Peça fundamental para a estratégia da economia brasileira, o setor metalmecânico, que move e influencia diretamente outros segmentos, é também um dos responsáveis por, pelo menos, 50,3% dos empreendimentos e 59,8% dos empregos industriais, isso apenas na região Sudeste. No Espírito Santo, são cerca de 16,3% de postos de trabalho gerados.

Isso significa que, pelo menos, 30 mil empregos no Estado são gerados diretamente e 120 mil indiretamente. São quase 1,5 mil empresas que movimentam mais de R$ 8 bilhões por ano, sendo metade desse valor em negócios com outros estados e países.

Quando se trata do PIB Estadual, o setor corresponde a cerca de 20% do número total e quase metade das exportações industriais do Estado. Efetivamente, é um dos setores mais fortes, significativos e influentes para o desenvolvimento do Espírito Santo. As atividades metalmecânicas são diversas e envolvem fundições, soldagem, estamparia, forjaria e oficinas de corte, bem como a produção de bens finais, como veículos, máquinas, materiais de transporte e variados tipos de equipamentos.

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), ao atuar como agente de fomento, apoia e investe nas empresas capixabas do ramo de metalmecânica, que, no Estado, tem trilhado um caminho para se tornar o principal centro de referência na área. Para isso, são realizadas frequentes reuniões com representantes do setor, como forma de entender as necessidades demandadas pelos empresários.

Além disso, o Bandes dispõe de linhas de financiamento, fundos e uma vasta carteira para subsidiar as empresas dos mais diferentes portes que precisam de um parceiro que forneça recursos com agilidade e possibilite o acesso desburocratizado ao crédito. Esse mercado busca constantemente a melhoria de procedimentos, como a melhoria de processos e a frequente atualização em máquinas, a fim de aumentar a competitividade e gerar ainda mais empregos, contribuindo com a aceleração do processo de tornar o Espírito Santo referência no que se refere ao assunto metalmecânica.

O gerente de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Jony Reis, explicou que, apesar da crise dos últimos anos provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as empresas capixabas do segmento vêm conquistando mais espaço no País. Para isso, o Bandes concede o apoio necessário às empresas.

“Estamos sempre presentes, ao dispor do empresariado, com soluções de crédito para todas as necessidades do setor, inclusive com linhas de apoio à inovação, por ser este um dos setores mais inovadores do Estado. A tendência é que o setor siga progredindo, com performance positiva e crescente no cenário nacional, já presente em obras em todo o País. O segmento é, de fato, muito forte aqui no Estado”, salientou Reis.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/emergencial
faleconosco@bandes.com.br

Texto de Alice Azevedo.

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br