Preview Cookie

 



Programas de crédito emergencial são apresentados em Brasília

Bandes vai apresentar o painel “Instituições financeiras de desenvolvimento subnacionais, pacto federativo e a agenda do desenvolvimento regional”.
21/06/2022 09:00
Compartilhe Imprimir print

searchServiços disponibilizados pelo Bandes durante a pandemia servem de modelo para ouras instituições.

Os programas de crédito produtivo lançados pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), em atendimento ao empresariado capixaba durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), serão apresentados em Brasília. A apresentação acontece no Seminário Internacional “O papel do financiamento na retomada do crescimento da economia brasileira”, organizado pela Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (21), a partir das 9h30.

A realização do evento será de maneira presencial, no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, mas também conta com transmissão on-line pelo portal www.camara.leg.br para os interessados em acompanhar as discussões. O evento tem organização da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados e traz especialistas internacionais em políticas públicas e representantes de organizações voltadas ao fomento. O objetivo é discutir desafios e oportunidades para a retomada de um novo ciclo de crescimento econômico, com o aumento do emprego e da renda.

O Bandes participa do painel “Instituições financeiras de desenvolvimento subnacionais, pacto federativo e a agenda do desenvolvimento regional”, com representantes de outras instituições de fomento. O banco de desenvolvimento capixaba vai apresentar os resultados das medidas socioeconômicas de enfrentamento à pandemia adotadas no período necessário de distanciamento social e que impactaram a economia mundial, obrigando que políticas públicas fossem formuladas para mitigar os efeitos negativos, com a linha de crédito emergencial e recursos do Fundo de Proteção ao Emprego.

O Fundo de Proteção ao Emprego, operado pelo Bandes, foi o maior em volume de recursos disponíveis em todo o território brasileiro. Com R$ 250 milhões, a linha de crédito emergencial recebeu o maior aporte do País e foi direcionada a empresas de diferentes segmentos, com foco na manutenção das atividades produtivas e de postos de trabalho.

O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destacou que o Governo do Espírito Santo desenvolveu uma série de medidas como o Fundo de Proteção ao Emprego, uma linha de crédito emergencial para a injeção de recursos na economia local, provocando, desta forma, a redução de impactos socioeconômicos nas empresas capixabas. Outra medida adotada foi o Fundo de Aval Bandes, um mecanismo garantidor à contratação de operações de crédito para financiamento junto às instituições financeiras.

“No cenário socioeconômico recente, em que vivenciamos uma crise sanitária sem precedentes, a importância dos bancos públicos voltou a ser percebida. Em um esforço da equipe do banco para agilizarmos os processos e tornar a concessão de crédito mais digital, pudemos disponibilizar uma linha de crédito emergencial com menos burocracia e que pudesse realizar o atendimento aos segmentos mais afetados, com condições adequadas para a manutenção das atividades produtivas. Agora, no novo ciclo que se inicia, o banco volta a apoiar o segmento produtivo, por meio do Bandes retomada, que, como o nome indica, tem o papel de dar acesso aos empresários aos recursos para investir e voltar a crescer”, ressaltou Munir Abud de Oliveira.

Como forma de preparar a instituição para atender o empresariado, possibilitando que, dessa forma, possam investir no negócio neste momento econômico de retomada gradual da economia, o Bandes ampliou a disponibilidade de recursos da linha de crédito para capital de giro emergencial destinado a micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) capixabas. Com o programa de crédito emergencial Bandes Retomada, o banco tem o objetivo de proporcionar a manutenção da capacidade produtiva às MPMEs, por meio de crédito para capital de giro concedido com condições atrativas. São mais R$ 170 milhões disponíveis para o empresariado.

Programação:

O seminário terá as seguintes mesas de debate:
• Mudanças na Arquitetura Financeira Internacional e o Financiamento do Desenvolvimento (Mesa de abertura temática)
• O papel dos Bancos de Desenvolvimento (nacionais e multilaterais) na retomada do crescimento da economia brasileira
• Instituições financeiras de desenvolvimento subnacionais, pacto federativo e a agenda do desenvolvimento regional
• Bancos comerciais no financiamento do setor produtivo e missão social
• O papel do Mercado de capitais na agenda do desenvolvimento sustentável

Serviço:
Seminário internacional “O papel do financiamento na retomada do crescimento da economia brasileira”
Data: terça-feira (21)
Horário: das 9h às 19h30
Local: Auditório Freitas Nobre - Anexo IV - Câmara dos Deputados, Brasília, Distrito Federal
Transmissão ao vivo: www.camara.leg.br

Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br