Preview Cookie

 



Agora é oficial: São Gabriel da Palha firma convênio com o Bandes

O convênio é fruto da adesão do município ao programa ES Inteligente
31/05/2022 09:30
Compartilhe Imprimir print

searchPrograma funciona como um escritório de projetos para PPPs no município.

Após reuniões técnicas, o município de São Gabriel da Palha firma convênio com Programa ES Inteligente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Um dos principais benefícios que os gestores públicos buscam com investimentos em setores essenciais para a população é a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o desenvolvimento regional equilibrado que, intrinsecamente, estão conectados. Com o Programa ES Inteligente, o Bandes pretende apoiar a melhoria da infraestrutura para os municípios por meio de frentes de trabalho com parcerias público-privadas.

Segundo o diretor de Negócios do banco, Marcos Kneip Navarro, a implementação desse projeto abre portas para o desenvolvimento a partir da implementação de projetos que conseguem reverter o orçamento público em benefícios a uma maior parcela da população. “A partir dessa adesão, a localidade se torna um exemplo regional para outros municípios no processo de contratações de altos desempenhos”, acrescentou.

O prefeito Tiago Rocha ressaltou a importância em aderir ao Programa, buscando mais tecnologia, segurança, economia e conhecimento na contratação das empresas que prestarão serviços para São Gabriel. “O Programa promove o desenvolvimento e prepara o município para o futuro. Buscamos, na área de saneamento, inovar e aperfeiçoar uma demanda tão importante como o tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, grandes gargalos”, destacou o prefeito.

Os representantes da Prefeitura estiveram reunidos com a equipe do banco capixaba para entender as oportunidades e os processos de adesão aos programas de desenvolvimento do banco, focando-se, principalmente, nos debates sobre os investimentos voltados para saneamento básico.

ES Inteligente

O Programa ES Inteligente, que tem o Bandes como coordenador em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão das Cidades (IPGC), é voltado para o desenvolvimento de produtos públicos de qualidade à população, por meio de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP). Desse modo, o programa oferta modelagens de projetos que apoiam o funcionamento da região, como a implantação, gestão e manutenção de centros de saneamento básico.

O programa de PPPs (parcerias público-privada) conta com uma cooperação técnica e especializada constante entre as equipes do município, Bandes e IPGC que permitem uma análise ideal sobre as demandas e características regionais. Assim, as cidades inteligentes podem solicitar novos projetos que apoiem o crescimento local em outras áreas e melhor uso dos recursos públicos, por exemplo, planejamentos para saneamento e de gestão de recursos sólidos urbanos.

Informações sobre o ES Inteligente:
www.bandes.com.br/ppp
faleconosco@bandes.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br