Preview Cookie

 



Equipes do Bandes e da Sectides recebem cônsul da Seção Econômica do Japão

A visita de cortesia tem o objetivo de estreitar as relações institucionais, comerciais e culturais entre Espírito Santo e Japão.
25/05/2022 15:30
Compartilhe Imprimir print

searchA comitiva japonesa foi recepcionada pelas equipes do Bandes e da Sectides.

O cônsul da Seção Econômica da Representação Japonesa, Hikaru Nakajima, fez uma visita à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), nesta quarta-feira (25), com o objetivo de estreitar as relações institucionais, comerciais e culturais entre o Espírito Santo e o Japão. O cônsul foi recebido pelo secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha, e pelo diretor de Negócios do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcos Kneip Navarro.

A delegação japonesa pôde conhecer mais sobre os mecanismos de incentivo econômico capixaba e sobre o funcionamento das instituições no Estado. Para o diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, o estreitamento institucional permite ao Espírito Santo ampliar as relações diplomáticas, podendo desenvolver cooperação comercial e cultural com os japoneses.

searchA reunião foi realizada na sede da Sectides.

“É de suma importância para as empresas capixabas que o Governo possa firmar convênios e parcerias comerciais e culturais com mercados pelo mundo. O nosso Estado tem buscado criar um ambiente de negócios que alie segurança jurídica e boas oportunidades de crescimento sustentável. Além disso, temos construído mecanismos de vanguarda da gestão pública dentro das políticas de desenvolvimento mundiais, como, por exemplo, o nosso Fundo Soberano, aliando progresso econômico com responsabilidade social”, enfatizou.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Navarro, destacou que o Estado tem o papel de buscar novos negócios que possam acelerar o desenvolvimento econômico capixaba. “A visita da delegação japonesa é importante do ponto de vista do estreitamento das relações institucionais a partir da perspectiva de divulgação das potencialidades de nossa economia e de uma futura atração de empreendimentos estratégicos para o Estado. Todo este trabalho se dá em sintonia com o propósito do Governo, que é promover o desenvolvimento sustentável, com melhora das condições de vida da população capixaba”, pontuou.

Com uma gestão organizada e indicadores socioeconômicos atrativos, o Estado do Espírito Santo tem se destacado no país pela gestão equilibrada e eficiente. O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha ressalta que o Governo do Estado tem buscado estreitar relações também com o mercado internacional visando à atração de novos negócios. “Desenvolvemos um trabalho ativo de prospecção de projetos e temos nos aproximado de outros países, como o Japão, Estados Unidos, Itália e outros. A iniciativa tem motivado a troca de experiências, de boas práticas, a expansão de relações comerciais e geração de oportunidades para os capixabas”, disse Pessanha.

O Japão é a terceira maior economia do mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China. É a segunda maior nação em produção de conhecimento científico, apresentando bons indicadores de desempenho de inovação. Como características de sua economia, o Japão destaca-se pela produção e exportação de veículos, equipamentos eletrônicos e artigos de informática. Além destas áreas, a metalurgia, siderurgia e produção naval também são destaques econômicos. O país é um grande exportador de produtos industrializados e importador de commodities, produtos de origem agropecuária ou de extração mineral.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br