Preview Cookie

 






O Programa ES Inteligente é uma iniciativa do Bandes, em parceria com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), com foco na implementação de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que promovam a modernização e o desenvolvimento dos municípios capixabas.

Nesta parceria, o Bandes atua como agente de governança, facilitando a interlocução entre o Governo, instituições reguladoras e os municípios. Já o IPGC é o responsável pela elaboração dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Jurídica e Ambiental (EVTEJA), oferecendo uma assessoria integral que acompanha o projeto em diversas etapas, desde a concepção até a implementação.

Os projetos modelados pelo programa abrangem soluções integradas, como iluminação pública, usina solar fotovoltaica, infraestrutura de telecomunicações e conectividade, videomonitoramento, Wi-Fi público gratuito e fibra ótica em todos os prédios públicos, além de soluções amplas em resíduos sólidos urbanos. Essa abordagem inovadora assegura uma transformação significativa na infraestrutura e nos serviços públicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o convênio permite que pequenos municípios, desenvolvam os estudos sem custos para a gestão municipal, garantindo acessibilidade e viabilidade para projetos em localidades de diferentes portes.

O sucesso do Programa ES Inteligente é evidenciado pela adesão de mais de 30% dos municípios do Espírito Santo, servindo de benchmarking para outros estados. O modelo capixaba vem sendo replicado, demonstrando seu potencial como referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável e inovação em gestão pública.




CLIQUE AQUI E CONFIRA AS ETAPAS DOS MUNICÍPIOS QUE JÁ ADERIRAM


Clique aqui e acesse o atendimento do Es Inteligente


Perguntas Frequentes